EFAICS

Lance Notícias | 21/11/2021 17:20

21/11/2021 17:20

33970 visualizações

Soberanas: três jovens carregam a responsabilidade de representar o povo searaense

O concurso Rainha e Princesas que elege três representantes de Seara, acontece a cada dois anos. Entre os critérios de avaliação para a escolha estão: beleza, simpatia, desenvoltura e comunicação. Ao contrário dos concursos anteriores, onde era eleita Rainha e Princesas da Efaics, em 2020 as meninas escolhidas passaram a representar o município de Seara […]

Soberanas: três jovens carregam a responsabilidade de representar o povo searaense

O concurso Rainha e Princesas que elege três representantes de Seara, acontece a cada dois anos. Entre os critérios de avaliação para a escolha estão: beleza, simpatia, desenvoltura e comunicação.

Ao contrário dos concursos anteriores, onde era eleita Rainha e Princesas da Efaics, em 2020 as meninas escolhidas passaram a representar o município de Seara em eventos e principalmente, durante a Efaics e a Faeps.

O concurso conta com três etapas: inscrição, a primeira fase de seleção, onde são escolhidas oito meninas e a etapa final, onde apenas três são eleitas, o posto de Rainha, 1° Princesa e 2° Princesa.

No final de 2019, os preparativos para a feira estavam iniciando, com o objetivo de que o ano de 2020 pudesse chegar e ser marcado por uma grande exposição, com shows principais já escolhidos como, Bruno e Marrone, Yasmin Santos e Grupo Tradição.

Com a organização da feira, a escolha das soberanas. O título de beleza máxima e posto de Rainha de Seara ficou com a jovem Janaine Kornfuehrer Dutra, de 19 anos, 1° Princesa Kessia Abati, de 20 anos e 2° Princesa Caroline Valentini, de 20 anos de idade.

A final do concurso foi realizada junto com o evento de lançamento da Efaics 2020, em dezembro de 2019, com o Baile dos Empresários e entrega do Troféu Pioneiro, no CTG Seara e Pampa. A programação é realizada pela CDL e ACIS, e Prefeitura de Seara.

Soberanas

A atual Rainha, Janaine, de 19 anos, nasceu em Mariano Moro/RS. A jovem reside em solo searaense desde os quatro anos de idade. Ao ser questionada sobre sua personalidade, Janaine comenta sobre ser extrovertia e cativante.

– Eu me vejo uma pessoa que está sempre rindo de tudo, gosto de muita alegria, busco deixar as pessoas ao meu redor feliz, prezo muito por essa empatia e pelo cultivo do amor – explica.

Natural de Seara, Kessia, de 20 anos, ocupa o cargo de 1° princesa, a jovem diz sempre estar pronta para ajudar quem precisa.

– Eu acho que a característica que mais me define é um coração bondoso, estou sempre pronta para ajudar e sinto o maior prazer em fazer o bem para os outros – explica.

Já a 2° princesa, a searaense Caroline Valentini, de 20 anos, relata estar sempre de bom com a vida.

– Me vejo como uma pessoa carismática, que gosta de ver e fazer as outras pessoas felizes, gosto de estar de bem com a vida e com o próximo – diz.

Segundo o que relata a rainha, quando soube que as inscrições estavam abertas, a família e amigos a incentivaram para participar.

– Junto com este incentivo veio a minha curiosidade em saber como era, então me inscrevi. Nunca tinha participado, mas sempre observava as representantes todas lindas e deslumbrantes desfilando pela feira, isso me despertava uma vontade de saber como elas se sentiam – diz.

Para Kessia, o apoio e incentivo de familiares e amigos foi o necessário para confiar em seu potencial.

Desde muito nova, Caroline já gostava de desfilar, então não pensou duas vezes.

– Eu pensei: por que não tentar? Mesmo insegura entreguei minha ficha de inscrição no último dia, nunca tinha me inscrito antes, mas sempre tive a curiosidade em saber como era a sensação de representar o município – destaca.

Autoconfiança e realização 

As soberanas avaliam positivamente suas participações nas fases do concurso, não somente por ter sido escolhidas, mas por estarem se desafiando e confiando em si mesmas.

Janaine comenta em sentir-se insegura pois nunca havia desfilado antes, desde a inscrição até a escolha, a jovem carregava consigo a vontade de aproveitar, ao máximo, todo o concurso, pois seria uma nova experiência em sua vida.

– Na pré-seleção eu chegue e vi mulher bonita reunida que cheguei ficar um pouco acuada, as meninas com autoestima baixa vão me entender, mas fomos conversando e aquilo se tornou prazeroso, eu lembro como se fosse ontem – relata.

A então rainha ainda comenta sobre o momento em que seu nome foi chamado, sendo eleita beleza máxima do município.

– Foi um momento mágico, me senti em um filme de conto de fadas, quando desfilamos parecia que eu estava andando sobre as nuvens e quando me chamaram eu fiquei sem reação, não sabia se agradecia, se chorava, se gritava – diz.

Entre muitos sentimentos, as soberanas destacam carregar com muito orgulho a faixa e coroas que a designam como representantes.

– É uma responsabilidade muito grande, representar o município de Seara significa orgulho além de ser muito gratificante em poder transmitir para as pessoas todo o aconchego que essa cidade tem – falam

2020

Os planos é que 2020 ficasse marcado, e ele ficou. Ainda no início do ano, fomos surpreendidos com a Pandemia, no mundo todo, causado pelo novo coronavírus. A feira é cancelada por motivos sanitários e novas normas de enfrentamento a Covid-19.

– De cara foi bem assustador, mas necessário. Foi um período difícil que serviu de exemplo para nossas vidas, o que mais lamento foram as perdas que muitas famílias tiveram, não consigo imaginar a dor que foi, agradecer a Deus que estamos saindo dessa situação – comenta Janaine.

Para Kessia, o momento foi de reflexão de vida com olhar voltado para dentro de cada um.

– Foi um susto enorme carregado de uma grande lição, precisamos viver mais, amar mais! E sobre a feira cancelada, era algo irrelevante perante ao momento que estávamos vivendo. Impossível manter um evento desse nível e ao mesmo tempo – diz.

Caroline jamais imaginou viver em um cenário assustador e desconhecido como a Covid-19 trouxe.

– Um cenário da qual eu não esperava ver na minha vida, porém, com os acontecimentos e o fechamento do comércio foi algo muito necessário para que pudéssemos sair logo da situação – fala.

Reinado estendido

Como as meninas eleitas em 2019 para a Efaics marcada para 2020, as mesmas seguem como soberanas para a próxima, marcada para 31 de março 1, 2, e 3 de abril de 2022.

Expectativa

Animadas e entusiasmadas para a realização da feira, Rainha e Princesas comentam sobre as expectativas para abril de 2022.

– Va ser emocionante ver a multidão novamente e as pessoas felizes depois desse momento que o mundo passou, eu estou ansiosa demais – conclui a Rainha de Seara, Janaine.

– A expectativa é imensa. É bastante tempo que estamos aguardando por esse momento e tenho certeza que será sucesso – finaliza a 1° princesa, Kessia.

– É uma emoção enorme poder representar o município, afinal é um sonho que nós estamos realizando – conclui a 2° princesa, Caroline.

Janaine, Kessia e Caroline representam Seara em um, talvez único, maior reinado da história do município.

Mais alguém ansioso para a Efaics 2022?


Foto/Divulgação: Clique

Deixe seu comentário