A baixa umidade e o calor excessivo representam um risco alto de desidratação, insolação e agravamento de doenças respiratórias e cardíacas
A Defesa Civil emitiu um alerta laranja para o Oeste de Santa Catarina devido às altas temperaturas previstas para esta semana. Em Seara, as máximas devem atingir 33°C nos próximos dias, intensificando o calor na região. A elevação das temperaturas se deve aos ventos do quadrante norte, que transportam ar quente do centro e norte do Brasil para o estado.
✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Seara no WhatsApp
As temperaturas máximas ultrapassarão os 30°C em grande parte de Santa Catarina, com picos próximos a 40°C no Grande Oeste e no Litoral Sul. As madrugadas também serão quentes, com mínimas que não devem cair abaixo dos 20°C em algumas áreas do interior. Esse cenário se agrava devido à baixa umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo de 30% em várias regiões e até de 20% no Grande Oeste.
A baixa umidade e o calor excessivo representam um risco alto de desidratação, insolação e agravamento de doenças respiratórias e cardíacas nas áreas em alerta laranja. Em outras regiões, onde o alerta é amarelo, o risco é moderado, enquanto as áreas verdes apresentam risco baixo.
A Defesa Civil recomenda que a população evite atividades físicas intensas, aumente a ingestão de líquidos, frutas e vegetais, e tome medidas para umidificar o ambiente. Também orienta cuidados especiais com os olhos, como o uso de algodão e água esterilizada para evitar problemas oculares devido ao tempo seco.
Em Seara
Nesta terça-feira (10), em Seara o dia será de sol com aumento de nuvens à tarde, com temperatura mínima de 21°C e máxima de 32°C. Apesar do céu nublado à noite, não há previsão de chuva.
Na quarta-feira (11), o sol continua predominante, com algumas nuvens ao longo do dia e noite de céu limpo. As temperaturas ficarão entre 20°C e 33°C, mantendo o calor intenso.
Na quinta-feira (12), o cenário será de sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado. As temperaturas variam entre 20°C e 33°C, com uma pequena chance de chuva de 16%.
A umidade relativa do ar seguirá baixa, especialmente durante a tarde, o que pode agravar o desconforto causado pelo calor. As condições de vento serão moderadas, com rajadas de até 14 km/h, vindas do quadrante norte.