Fernanda Antônia Ribeiro de 37 anos, mais conhecida como Feffa, um apelido que foi dado a ela ainda na escola. Em entrevista ao Lance Seara, a maquiadora conta que iniciou sua carreira em dezembro de 2013, e que sempre teve vontade de ter um salão de beleza. — Sempre tive vontade de ter meu próprio […]
Fernanda Antônia Ribeiro de 37 anos, mais conhecida como Feffa, um apelido que foi dado a ela ainda na escola. Em entrevista ao Lance Seara, a maquiadora conta que iniciou sua carreira em dezembro de 2013, e que sempre teve vontade de ter um salão de beleza.
— Sempre tive vontade de ter meu próprio salão de beleza, mas naquela época não tinha condições financeiras e nem preparo para isso, até que em 2013 minha filha não conseguiria mais ir para a creche e com o meu salário não conseguiria pagar alguém para ficar com ela — comenta.
Fernanda é natural de Concórdia, onde reside atualmente e diante dos fatos, ela comentou com seu marido que gostaria de abrir um salão e ele sempre a apoiou.
— Quando ele falou para procurar uma sala, meus olhos brilharam e meu coração acelerou pois ali eu sabia que tinha o total apoio dele, e para mim isto bastava. No primeiro dia que sai para procurar uma sala eu já encontrei, era enorme e não tinha móveis para colocar naquele local, mas dentro de mim, tinha certeza que daria das certo — ressalta.
A sala alugada tinha uma ótima localização, era de esquina com a principal rua da cidade, porém no segundo andar, então a maquiadora decidiu que iria atender com horário marcado e com as portas fechadas.
— Neste momento, tive que enfrentar vários desafios, por eu ser ova no ramo e não estava na “vitrine”. Sempre busquei trabalhar com as redes sociais, apesar de ouvir muitas pessoas falando que eu era louca em largar um trabalho fixo, com uma criança pequena, para tentar algo novo — destaca.
Fernanda ignorava os comentários recebidos, até por que as amigas próximas e a família sempre estavam a apoiando. A maquiadora se esforçou muito, deu o seu melhor e aos poucos conseguiu se tornar conhecida na cidade e região.
— Naquela época, o conhecimento que eu tinha da maquiagem era muito baixo, havia feito alguns cursos e também fazia limpeza de pele. Fui me especializar em design de sobrancelhas e busquei parceria com cabeleireiras e massoterapeutas — cita.
Em 2014, cursos de automaquiagem começaram a ser ministradas por Fernanda, e durante esse período, ela já havia se especializado. Atualmente, as especializações estão sempre presentes em sua vida, tanto de técnicas, como também de desenvolvimento pessoal.
— Logo em seguida fui convidada para ministrar cursos profissional em uma escola da cidade e assim foi até 2017. Neste ano eu estava no auge de muito trabalho e já não tinha mais tempo para dar aula na escola. Passei então a ministrar somente cursos vip no meu próprio salão — pontua.
A maquiagem artística entrou na vida de Fernanda em 2017, quando uma vizinha pediu para que ela desenhasse na sua barriga, e então a maquiadora aceitou o desafio e após esse acontecimento, uma técnica foi desenvolvida, da qual é sucesso até hoje entre as gestantes.
— Fui praticando e é algo que me faz muito bem, quando estou maquiando, simplesmente esqueço de tudo. Em época de Hallowen faço muita maquiagem artística, principalmente para alunos de escolas de idiomas — diz.
Seu maior desafio, foi a pandemia, pois a maioria das suas clientes eram fixas, e por conta de estar tudo fechado, a salão ficava vazio e isso deixava Fernanda muito triste. A maquiadora teve que se reinventar neste período, então lançou um curso on-line.
— É uma linha própria de cosméticos a qual está crescendo a cada dia e com isso consigo ajudar outras mulheres que tiveram que sair de seus trabalhos na pandemia ou que querem uma renda extra através da venda de cosméticos — enfatiza.
Seus planos para o futuro são tantos, mas o principal é continuar levando a beleza e a auto estima ao maior número de pessoas possíveis.
— Quero poder contribuir cada vez mais, ajudando meninas, mulheres a se descobrir através do mundo da beleza. Amo ensinas pois aprendi muito nessa jornada e quero expandir na área dos cursos — finaliza.