Já ouviu o ditado de quem planta, colhe? É exatamente isso que aconteceu na Escola Núcleo São Rafael, de Seara. Professora há 29 anos, Mariene Benetti relata o projeto Morangos na Escola realizado pela turma do 5° ano. – A ideia partiu do projeto horta escolar, cada turma precisava plantar algo do seu interesse. Então, […]
Já ouviu o ditado de quem planta, colhe? É exatamente isso que aconteceu na Escola Núcleo São Rafael, de Seara. Professora há 29 anos, Mariene Benetti relata o projeto Morangos na Escola realizado pela turma do 5° ano.
– A ideia partiu do projeto horta escolar, cada turma precisava plantar algo do seu interesse. Então, eu e a turma do 5° ano, apostamos na plantação dos morangos – explica.
A partir da ideia, iniciaram as pesquisas de como plantar o morango e os materiais necessários para o plantio.
– Então a turma se reuniu e em casa pegaram mudas da família, e trouxeram para a escola e aí montamos o canteiro com lonas e como eles sabiam por meio da pesquisa realizada anteriormente – diz.
Segundo a professora, no local não existe nada técnico, o canteiro foi idealizado pelos alunos com o objetivo de entender como é a produção, saber cuidar da horta, o cuidado da plantação dos morangos e até pelas possíveis pragas.
– Já tivemos ataque de formigas, então tudo passa pelos alunos. Eles quem construíram, eles fazem o cuidado diário junto comigo e direção da escola.
A professora destaca que depois de uns meses de cuidado, a produção já começou a mostrar seus primeiros frutos.
– Quando começaram a produzir foi a maior alegria, pois, viram que os morangos que eles haviam plantado estavam produzindo de fato – destaca.
Como no início a produção eram poucos morangos, a turma decidiu congelar os morangos colhidos. Não demorou muito para conseguirem produzir suco com o fruto.
–Eles têm consciência que plantar coisa orgânica é mais saudável – frisa.
Segundo Mariene, as demais turmas também têm outros canteiros com plantação de tomate, rabanete, couve-flor, beterraba e pepino.
Confira as fotos do projeto: