Imprensa

Gustavo Mota | 04/07/2024 16:41

04/07/2024 16:41

58492 visualizações

Programa Novos Caminhos estimula formação profissional e inclusão social em Ipumirim

Empresas de Ipumirim aderem ao programa Novos Caminhos para inserção de jovens no mercado de trabalho

Na manhã de terça-feira (2/7), cinco representantes de empresas de Ipumirim, no Oeste de Santa Catarina, participaram do evento “Café com Empresários”, onde foi apresentado o programa Novos Caminhos. O objetivo do programa é capacitar e inserir jovens acolhidos no mercado de trabalho, proporcionando-lhes novas oportunidades de vida. A iniciativa foi idealizada pelo juiz diretor do foro de Ipumirim, William Borges dos Reis, com o apoio de diversas entidades e empresas locais.

Durante o evento, que contou com a presença ativa da classe empresarial, foram apresentadas as possibilidades de qualificação através de parceiros como CIEE, SENAC, SENAR e SESI/SENAI. O juiz destacou a importância da participação das empresas no programa, não apenas oferecendo empregos, mas também mentoria e suporte para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens acolhidos.

Atualmente, adolescentes da região do Alto Uruguai já colaboram em diversas empresas locais, como Ipumirim Portas, Farma SESI Concórdia, Frigorífico Varpi, Celesc e JBS Seara, com mais jovens aguardando oportunidades de trabalho. As empresas que aderem ao Novos Caminhos recebem incentivos fiscais e legais, além de formação de mão de obra qualificada.

Além das atividades relacionadas ao mercado de trabalho, o evento também incluiu a entrega de materiais esportivos para o serviço de acolhimento de Lindóia do Sul, beneficiado recentemente por recursos da campanha “Tampinhas do Bem”. Esta iniciativa, promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina, visa mobilizar parceiros e colaboradores do SESI/SENAI para a arrecadação de tampinhas plásticas, beneficiando projetos sociais na região.

O programa Novos Caminhos, idealizado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a FIESC, busca estimular a cidadania e autonomia financeira entre jovens que vivem em instituições de acolhimento no estado. A iniciativa oferece cursos de profissionalização para maiores de 14 anos e ações de saúde e educação para menores de 14 anos, visando promover o desenvolvimento integral dos beneficiados. 

Deixe seu comentário