A cerimônia de formatura foi marcada pela presença de autoridades locais e militares, destacando a importância do programa na prevenção ao uso de substâncias ilícitas e à violência entre os jovens
Um total de 109 alunos dos 5º anos dos Núcleos de Educação Municipal Claudino Locatelli e Isidoro Giácomo Savaris se formaram, nesta terça-feira, no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), em Ipumirim. A cerimônia de formatura foi marcada pela presença de autoridades locais e militares, destacando a importância do programa na prevenção ao uso de substâncias ilícitas e à violência entre os jovens.
O município de Ipumirim já formou 774 alunos desde o início da parceria com a Polícia Militar no PROERD. De acordo com dados divulgados pela PM, cerca de um a cada sete catarinenses já participaram do programa, que é aplicado em escolas de todo o estado com o objetivo de educar os jovens para os riscos das drogas e da violência, além de estimular a tomada de decisões responsáveis.
O prefeito de Ipumirim, Hilário Reffatti, ressaltou a relevância do PROERD na formação dos jovens, destacando que o programa oferece informações e instruções que auxiliam na construção de uma consciência crítica. “Precisamos tratar os problemas de frente, com informação e instrução. O trabalho da Polícia Militar é exemplo disso. É preciso preparar nossos jovens para saber diferenciar o certo do errado e tomar decisões acertadas, baseadas no que foi aprendido no programa”, afirmou o prefeito durante a cerimônia.
O PROERD é uma ação preventiva que tem como principal objetivo capacitar os jovens a resistirem à pressão do uso de drogas e a comportamentos violentos. A cada edição, o programa envolve uma série de aulas interativas, dinâmicas e atividades em sala de aula, sempre com o acompanhamento de policiais militares treinados. O conteúdo aborda desde a importância da saúde e do bem-estar até técnicas de como lidar com as pressões sociais de forma positiva.