Comunidade

Lance Notícias | 31/12/2021 11:10

31/12/2021 11:10

4402 visualizações

Prefeitura de Xavantina decreta situação de emergência por conta da estiagem

Prefeitura de Xavantina decreta situação de emergência por conta da estiagem

O prefeito Ari Parisotto assinou na manhã dessa quinta-feira (30), por meio do Decreto n° 686/2021, situação de emergência em razão da estiagem. A decisão foi tomada após reunião entre a Administração Municipal e a Defesa Civil do Município para apurar os impactos, bem como as perdas causadas pela falta de chuva que assola todo o município, área rural e urbana.

Essa situação implica a necessidade de empregar medidas no sentido de minimizar os efeitos que vem causando a falta de água, sobretudo, em relação ao abastecimento das famílias, nas unidades produtoras de bovinos, suínos e aves. O Município vem realizando o transporte de água em volume expressivo, para animais e para consumo humano.

No caso de Linha das Palmeiras em especifico, os poços artesianos que fazem o abastecimento de água, reduziram a vasão em mais de 50%.

A situação da cidade também começa a preocupar. Segundo Delmar Dal Bello, servidor que atua junto a Casan, empresa responsável pelo abastecimento de água no perímetro urbano do município.

– No momento estamos abastecendo sem rodízios, mas com quedas na produção dos poços de mais de 40%, se não chover nos próximos dias provavelmente iremos começar os abastecimentos por rodízios explica.

A orientação é para que população xavantinense economize e racionem o uso da água de forma consciente, evitando desperdícios e o uso não essencial.



Deixe seu comentário