Com grande influência da família, Marciano Gonçalves de Oliveira Kraus, de 28 anos, tem a música presente desde cedo em sua vida. Formado em música pela Unoesc, professor de técnica vocal, músico e compositor, Marciano é natural de Guarapuava, no Paraná, o músico adotou o município de Seara como lar em 2013. – Eu venho […]
Com grande influência da família, Marciano Gonçalves de Oliveira Kraus, de 28 anos, tem a música presente desde cedo em sua vida. Formado em música pela Unoesc, professor de técnica vocal, músico e compositor, Marciano é natural de Guarapuava, no Paraná, o músico adotou o município de Seara como lar em 2013.
– Eu venho de uma família de músicos, bisavô, avô, meu pai, aí por influência deles sempre fui apaixonado por música – diz.
Aos nove anos, Marciano ganhou seu primeiro violão. Segundo ele, naquela época não levava muito jeito, então acabou deixando de lado.
– Aos 11 anos, entrei na banda sinfônica da minha cidade e comecei a aprender diversos instrumentos de sopro. Aos 13, já com uma base mais teórica musical, voltei pro violão e com ajuda do meu pai e amigos fui aprendendo a tocar – comenta.
O cantor e compositor já disputou diversos campeonatos na área musical instrumentista, brasileiro, paranaense, sul abrasileiro, ganhando vários desses campeonatos com a banda sinfônica.
Quando completou a maioridade, Marciano foi chamado pelo Exército Brasileiro. Lá, ele serviu por dois anos como Music Militar do efetivo profissional. Após finalizar, mudou-se para Seara. Segundo Marciano, na região em que morava as oportunidades de emprego e possibilidades de crescimento em alguma área eram muito poucas.
Foi passando umas férias no município de Seara como sua irmã que morava aqui, que optou por permanecendo. Acostumou com a cultura de Seara e fez vários amigos que lhe ajudaram muito.
– Eu sempre recebo muito apoio da família e dos amigos, eles têm me ajudado muito nessa trajetória, incentivando, compartilhando e indicando meu trabalho para as pessoas, além dos conselhos e dicas que são super importantes – destaca.
Mesmo sendo eclético para gostos musicais, Marciano destaca que o sertanejo tem um lugar especial em sua vida.
– Sou muito eclético, gosto de ouvir e cantar vários estilos, mas o sertanejo tem um lugar em destaque na minha vida, primeiro pela influência do meu pai que ama o sertanejo raiz, depois por ser o estilo que eu mais toco e acompanho, desde o sertanejo raiz até o mais atual, gosto muito e me identifico mais – fala.
Ao todo, são 10 músicas de sua autoria, mas até o momento, nenhuma gravada por conta da pandemia.
– Tive de dar um tempo e não pude gravar, mas já tem um projeto para lançar duas delas no primeiro semestre de 2022 – acrescenta.
Para gravar, duas são sertanejo, as outras são mais pro lado do pop rock nacional. Segundo ele, foram escritas com referências dos artistas nacionais que mais gosta e se identifica como Nando Reis, Skank, Engenheiros do Hawaii e Biquíni Cavadão. O projeto previsto para 2022 vai estar disponível em todas as plataformas digitais.
– A primeira guia sempre é feita com violão e voz, depois vamos montando o arranjo em cima dessa guia e adicionamos os instrumentos de preferência. Na gravação final ela sai completa – diz.
Além da gravação das músicas de sua própria autoria, os projetos futuros também são por meio das redes sociais.
– Tenho produzido material para as redes e postado aos poucos. A ideia é ir testando, para ver como o público reage. De modo geral, estou muito feliz com o resultado, as pessoas têm gostado muito e elogiado esse material – destaca.
Para quem deseja seguir no ramo da música, o cantor, compositor e professor deixa uma dica valiosa:
– Humildade sempre, entender que ninguém é melhor do que ninguém. Aprender com as experiências tanto positivas quanto negativas, sempre pensar em evoluir, querer sempre mais e nunca parar de estudar. E principalmente nunca esquecer suas origens e as pessoas que mais ajudaram na sua caminhada, o sucesso é resultado de muito esforço, e nunca devemos desistir – explica.
Dependendo 100% da música, desde 2017, Marciano ministra aulas de canto na Casa da Cultura de Seara, Marciano ainda dedica seu tempo a cantorias em eventos, festas, bares e restaurantes.
O jovem ainda compartilha uma frase usa bastante e leva para seus alunos durante as aulas: “O esforço vence o talento, quando o talento não tem esforço.”
– O que eu gostaria mesmo era ser mais reconhecido por esse trabalho musical ao qual dediquei praticamente toda minha vida, e que por meio disso eu possa ajudar mais pessoas. Sei como é o caminho é que tem muito trabalho ainda pela frente e que tudo acontece no seu tempo – finaliza.
Essa foi a história de Marciano Gonçalves de Oliveira Kraus, canto e compositor.
E você, tem uma história bacana ou conhece alguém que tenha?
Manda para gente! Nosso telefone WhatsApp é (49) 9.8876-3252.