O objetivo é informar sobre seus direitos e ensinar medidas de prevenção contra golpes comuns aplicados a pessoas idosas
A Polícia Militar iniciará este mês no Vale da Produção um ciclo de palestras direcionado a grupos de idosos. O objetivo é informar sobre seus direitos e ensinar medidas de prevenção contra golpes comuns aplicados a pessoas idosas.
A violência contra idosos é uma triste realidade que tem se tornado cada vez mais frequente. Ela ocorre em diferentes contextos sociais, interpessoais e familiares, e afeta todas as classes sociais. Geralmente, essa violência está ligada à vulnerabilidade dos idosos e às dinâmicas de poder, causando impactos sociais, psicológicos, físicos e econômicos.
Segundo a Rede Internacional de Prevenção contra o Abuso da Pessoa Idosa, a violência contra o idoso pode ser definida como um ato único ou repetido, ou até mesmo uma omissão, que cause dano físico ou sofrimento. Isso ocorre em qualquer relação onde haja uma expectativa de confiança.
Em 2023, foram registradas 79 ocorrências de emergências envolvendo idosos no sistema SADE. A operação nacional do mesmo ano obteve resultados significativos na proteção desse grupo vulnerável em nosso estado.
Por isso, a Polícia Militar de Santa Catarina, em resposta à demanda da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), participará novamente da Operação Virtude. Essa operação envolve ações integradas entre os governos federal, estaduais, do Distrito Federal e municipais. Serão realizadas ações policiais preventivas, educativas, ostensivas e repressivas para combater a violência contra idosos.