Saúde

Lance Notícias | 01/09/2021 15:28

01/09/2021 15:28

9535 visualizações

Onze bairros de Seara estão em situação crítica e infestados pelo mosquito Aedes Aegypti

O Aedes Aegypti é um mosquito considerado doméstico, pois ele cresce e vive dentro de casa (em recipiente com água parada, vasos de plantas, pneus e etc), e se alimenta basicamente de sangue humano. Esse mosquito é responsável por transmitir doenças como: febre amarela, dengue, zika e chikungunya. O Lance Seara entrou em contato com […]

Onze bairros de Seara estão em situação crítica e infestados pelo mosquito Aedes Aegypti

O Aedes Aegypti é um mosquito considerado doméstico, pois ele cresce e vive dentro de casa (em recipiente com água parada, vasos de plantas, pneus e etc), e se alimenta basicamente de sangue humano. Esse mosquito é responsável por transmitir doenças como: febre amarela, dengue, zika e chikungunya.

O Lance Seara entrou em contato com a Fabiula Pereira, coordenadora do Programa de Combate as Arboviroses que nos passou algumas informações sobre o assunto.

– Seara é considerada uma das cidades mais infestadas, tendo 11 bairros em situação crítica, sendo alguns deles: Industrial, Nações, São João e Centro, tendo apenas um bairro que não é considerado infestado até o momento – comenta.

Os agentes do Programa de Combate as Arboviroses realizam atividades de rotina a cada 7 dias, espalhando 71 armadilhas pelo município em rede de 300 metros e a cada 14 dias em 21 pontos estratégicos como borracharias, ferro velhos, cemitérios e etc. No momento eles estão no 3° ciclo de tratamento nos bairros infectados e já realizaram 10 fumacês em alguns bairros da cidade.

– Foi contabilizado 339 focos até o momento, houve um grande aumento, pois no ano passado (2020) foram contabilizados 190 focos durante o ano todo. É preciso que todos tirem pelo menos 10 minutos de sua semana para verificar suas casas e retirar qualquer tipo de objeto que possa acumular água, é importante também que recebam os agentes para receber orientações – ressalta Fabiula.

Algumas medidas de prevenção ao Aedes Aegypti são:
– Manter caixas d’água bem fechadas.
– Tampar ralos.
– Manter garrafas de vidro e latinhas com boca sempre para baixo.
– Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana.
– Colocar areia nos pratos dos vasos de plantas.
– Remover galhos e folhas de calhas.
– Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água.
– Catar sacos de lixo no quintal.
– Fazer furos em pneus que estão fixados em locais abertos, para não acumular água.

Deixe seu comentário