Saúde

Lance Notícias | 22/12/2021 11:03

22/12/2021 11:03

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Nutricionista indica principais cuidados com a saúde no início do verão

O verão é uma estação de temperaturas elevadas e sol intenso durante boa parte do dia.  Em Seara, nos últimos dias, as previsões indicaram altas temperaturas sem chances de chuvas. Neste período, é importante atentar-se aos principais cuidados com a saúde. Segundo o nutricionista Thiago Nardi, é fundamental consumir água em todas as estações do […]

Nutricionista indica principais cuidados com a saúde no início do verão

O verão é uma estação de temperaturas elevadas e sol intenso durante boa parte do dia.  Em Seara, nos últimos dias, as previsões indicaram altas temperaturas sem chances de chuvas. Neste período, é importante atentar-se aos principais cuidados com a saúde.

Segundo o nutricionista Thiago Nardi, é fundamental consumir água em todas as estações do ano, mas se torna indispensável a ingestão hídrica adequada, principalmente na chegada do verão, pois com o clima quente o corpo aumenta a transpiração e o risco de desidratação.

Quantidade de água adequada para um indivíduo adulto

Segundo a Organização Mundial da Saúde, presume-se que o consumo médio de dois litros de água potável por dia, porém existe uma grande quantidade de variáveis que pode alterar a quantidade diária de consumo de água, como por exemplo o esforço físico, idade, peso, temperatura do local, entre outros.

Thiago ainda ressalta que outro fator importante é o consumo abusivo de bebidas alcoólicas, pois o álcool provoca uma perda hídrica, diminuindo a produção do hormônio (antidiurético), responsável por regular a perda de água no organismo, eliminando mais água e consequentemente temos uma perca de alguns minerais importantes como sódio e o potássio, sendo eliminados juntos na urina. A conhecida ressaca é uma desidratação e intoxicação alcoólica.

Cuidado na alimentação durante o verão

O nutricionista destaca que é necessário ter uma alimentação saudável e balanceada o ano todo, porém, no verão, devemos atentar-se ainda mais aos cuidados alimentares. O recomendado é refeições mais leves e rica em líquidos, evitando alimentos gordurosos que são fontes de gordura saturada como, por exemplo, as frituras.

– Dê preferência a fontes proteicas como aves e peixes que são de fácil digestão, diversifique o seu prato com porções de verduras e legumes, os vegetais crus possuem um elevado teor de água, principalmente as folhas de alface, espinafre e repolho, já os legumes podemos usar de exemplo a abobrinha, pepino e o tomate, ambos são fontes de fibras, vitamina e minerais – explica.

Tempo estimado para realizar as refeições

Segundo o nutricionista, cada refeição deve ter uma duração de pelo menos 20 minutos, esse é o tempo médio que leva o nosso intestino libera o hormônio (Colesistoquinina), que ativa o centro da saciedade do cérebro.

– Devemos fazer uma boa mastigação antes de deglutirmos, facilitando a digestão e o aproveitamento dos nutrientes. Fazer as refeições em um ambiente calmo sem distrações, pois o comer rápido faz com que o indivíduo consuma uma quantidade excessiva de alimentos, por que não se sente saciado, aumentando o tempo em que esse bolo alimentar fique no estômago, ocasionando a sensação de estômago pesado, azia e gases – fala.

Fim de ano

Não devemos nos restringir destas comemorações em família, porém, devemos ter um consumo moderado.

– Deve se evitar excessos e manter uma alimentação equilibrada, escolhendo carnes magras, sem gordura aparente, combinadas com legumes e verduras, criando um prato rico em fibras, proporcionando uma saciedade satisfatória, evitando assim o consumo abusivo de calorias – conclui.

 

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