Comunidade

Alvaro Luiz Berté | 14/06/2024 14:06

14/06/2024 14:06

60626 visualizações

Moradores de Itá são alertados sobre problemas de entupimento no sistema de esgoto

Os moradores de Itá que têm imóveis conectados ao sistema de esgoto da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) estão sendo orientados a redobrar os cuidados no uso adequado dessa infraestrutura

Os moradores de Itá que têm imóveis conectados ao sistema de esgoto da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) estão sendo orientados a redobrar os cuidados no uso adequado dessa infraestrutura. Nas últimas semanas, a CASAN tem enfrentado uma série de problemas de entupimentos causados pela gordura despejada irregularmente na rede de coleta de esgoto.

A orientação da Companhia é clara: todos os imóveis conectados à rede de esgoto devem possuir uma caixa de gordura, equipamento obrigatório para locais com pias de cozinha, incluindo a saída da máquina de lavar louças ou de churrasqueira. A função desse equipamento é reter a gordura, evitando assim entupimentos.

Além de comprometer as instalações internas, a gordura fria e sólida pode também entupir as tubulações da rede de coleta de esgoto da CASAN, provocando vazamentos nas ruas e calçadas, trazendo transtornos tanto para os moradores quanto para a infraestrutura da cidade.

A CASAN também ressalta a importância da limpeza periódica das caixas de gordura, cuja frequência deve ser avaliada de acordo com a quantidade de resíduo acumulado em seu interior. O resíduo deve ser devidamente acondicionado em sacos plásticos e descartado no lixo, seguindo as normas ambientais vigentes.

Os moradores são orientados a seguir as recomendações da CASAN e a manter a infraestrutura de esgoto de seus imóveis em boas condições, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente. “Todos os imóveis precisam ter a caixa de gordura. As dimensões devem levar em conta o tipo de imóvel, o número de cozinhas e pias, como estabelece a legislação específica”, afirma Edson Comin, chefe da Agência de Itá.

Deixe seu comentário