O intercâmbio, focado em agricultura e turismo sustentável, capacitou as participantes em práticas inovadoras e sustentáveis
Com corações cheios de histórias e aprendizados, Camille Eduarda Wazlawick, de 18 anos, e Ivani Normélia Hartmann, de 54 anos, estão prestes a voltar para Arabutã após uma jornada transformadora de três meses na Alemanha.
O intercâmbio, focado em agricultura e turismo sustentável, capacitou as participantes em práticas inovadoras e sustentáveis na comunidade de Schloss Blumenthal, na Baviera.
As duas foram selecionadas através de um edital lançado em 2023, por meio da parceria entre a administração municipal de Arabutã, o Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e a entidade alemã bbw internacional.
Na Alemanha, Camille e Ivani encerram em alguns dias suas atividades no Castelo Blumenthal, um local conhecido mundialmente por suas práticas sustentáveis e inovadoras.
– Desde o momento em que chegamos, fomos imersas em um universo de aprendizado contínuo. Participar do preparo do solo, do plantio e da colheita de alimentos orgânicos foi uma experiência que mudou minha visão sobre a agricultura – compartilha Camille.
– Estar aqui é como viver um conto de fadas sustentável. Cada dia é uma nova lição sobre como cuidar do meio ambiente e valorizar o que a terra nos oferece. Além disso, esta experiência resgata minhas origens germânicas e me faz sentir ainda mais conectada com a cultura de Arabutã. Será uma honra poder levar um pouco da Alemanha para os arabutanense – comenta Ivani.
Com o sucesso do programa, a ideia é planejar futuras edições, ampliando as oportunidades para outras pessoas.
À medida que o intercâmbio vai chegando ao fim, Camille e Ivani se preparam para retornar a Arabutã com uma bagagem repleta de conhecimentos e experiências.