Saúde

Marcos Vinícius Pedroso | 24/12/2021 15:30

24/12/2021 15:30

10186 visualizações

Mais seis xavantinenses passam por cirurgia de Cataratas, totalmente gratuitas

Nesse mês de dezembro mais seis pacientes de Xavantina acompanhados pelas servidoras da Secretaria de Saúde e Assistência Social, Luciane Culimann e Lucitânia Girotto foram até Fraiburgo para a realização de cirurgias de Cataratas. Os procedimentos foram realizados na Associação Fraiburguense de Saúde Coletiva (AFSC), através do SUS, 100% gratuita. A cirurgia de catarata tem a função […]

Mais seis xavantinenses passam por cirurgia de Cataratas, totalmente gratuitas

Nesse mês de dezembro mais seis pacientes de Xavantina acompanhados pelas servidoras da Secretaria de Saúde e Assistência Social, Luciane Culimann e Lucitânia Girotto foram até Fraiburgo para a realização de cirurgias de Cataratas.

Os procedimentos foram realizados na Associação Fraiburguense de Saúde Coletiva (AFSC), através do SUS, 100% gratuita.

A cirurgia de catarata tem a função de remover o que está causando a visão embaçada, que é o cristalino danificado.

A Catarata é uma doença que atinge milhares de pessoas no mundo e é caracterizada pela opacificação do Cristalino, uma lente natural do olho, que culmina na redução da captação do estímulo luminoso do ambiente, levando a uma visão turva ou embraraçada. Ela pode ser:

– Congênita: quando é identificada no momento do nascimento;

– Secundária: causada por algum outro fator como doenças subjacentes ou uso de medicamentos;

– Catarata Senil: a forma mais comum de Catarata, ocasionada pelo envelhecimento natural dos olhos e que atinge a população acima dos 50 anos.

— Estamos na busca constante por uma melhor qualidade vida para a nossa população, e ficamos muito felizes por contribuir com mais essa conquista a esses xavantinenses — destaca o secretário da Saúde, Domingos Luis Zanandrea.

Deixe seu comentário