Lance no Campo Seara

Lance Notícias | 26/09/2021 08:39

26/09/2021 08:39

28827 visualizações

Lance no Campo Seara: moradora ganha destaque na região com produção de porongos e cuias

Uma das bebidas mais conhecidas e consumidas na nossa região, é o chimarrão. A equipe do Lance Seara foi até o interior de Arvoredo conhecer a história da Soeli Fagundes, que se dedica a produção de porongos e a fabricação cuias. Todo o processo iniciou há oito anos, quando ela optou por deixar o emprego […]

Lance no Campo Seara: moradora ganha destaque na região com produção de porongos e cuias

Uma das bebidas mais conhecidas e consumidas na nossa região, é o chimarrão. A equipe do Lance Seara foi até o interior de Arvoredo conhecer a história da Soeli Fagundes, que se dedica a produção de porongos e a fabricação cuias. Todo o processo iniciou há oito anos, quando ela optou por deixar o emprego na cidade e ir morar no campo.

O trabalho na propriedade é feito todo por Soeli, que planta sozinha a semente com o auxílio de uma máquina, realiza todos os cuidados durante o processo de crescimento do fruto e ainda faz a limpeza e a produção das cuias.
O fruto precisa ficar longe de geadas e temperaturas baixas, por isso, é plantado no mês de setembro e colhido sempre nos primeiros meses do ano. Soeli separa cerca de dois hectares para a produção e conta sempre com as boas condições climáticas. No último ano, por exemplo, a colheita não foi tão expressiva, isso devido à estiagem.

Depois de colhido, o porongo passa por um processo de raspagem, beneficiamento, lixação e por último o acabamento, para ser transformado em uma peça artesanal. As cuias produzidas por Soeli são comercializadas por toda a região.

Confira o vídeo abaixo:

Deixe seu comentário