Agricultura

Marcos Vinícius Pedroso | 10/10/2021 08:21

10/10/2021 08:21

9557 visualizações

Lance no Campo: morador de Xavantina se dedica a criação de búfalos

A propriedade, com cerca de 140 hectares, fica no interior de Xavantina. E é aqui que o casal Teodorico e Teolides Marcom se dedica a criação de búfalos. São mais de 30 anos de trabalho na propriedade que é referência na criação dos animais. Tudo começou como uma experiência e o objetivo era encontrar um […]

Lance no Campo: morador de Xavantina se dedica a criação de búfalos

A propriedade, com cerca de 140 hectares, fica no interior de Xavantina. E é aqui que o casal Teodorico e Teolides Marcom se dedica a criação de búfalos. São mais de 30 anos de trabalho na propriedade que é referência na criação dos animais.

Tudo começou como uma experiência e o objetivo era encontrar um animal mais rústico para se trabalhar. Na propriedade, os búfalos são criados para engorda e depois são comercializados e também para a produção de leite. Todo o trabalho é feito pelo casal, que divide os afazeres.

No campo, os serviços são coordenados pelo Teodorico, que todos os dias, acompanhado de sua mula e seus dois cachorros, percorrem pelas pastagens para conferir o rebanho. O trabalho começa cedo e muitas vezes não tem hora para acabar.

Fora das pastagens, os trabalhos são monitorados por Teolides, já que duas vezes por dia, as búfalas são ordenhadas. Cada fêmea produz cerca de 10 litros diariamente, um volume menor comparado à produção de vacas, mas que, na indústria, acaba rendendo mais. Para fazer um quilo de queijo, por exemplo, são necessários 10 litros de leite de vaca. No caso do de búfala, são apenas 5 litros. Toda a ordenha é realizada com a presença dos bezerros, já que as fêmeas precisam dos filhotes para liberar o leite.

 

Deixe seu comentário