Comunidade

Gustavo Mota | 02/01/2025 10:11

02/01/2025 10:11

60529 visualizações

Jovem de Seara perde a luta contra dois tipos de câncer aos 15 anos

O velório acontece na Igreja do Evangelho Quadrangular, no bairro Niterói

Faleceu na manhã desta quarta-feira, 1º de janeiro, Gabriel Henrique Velaski de Macedo, um adolescente de 15 anos de Seara, Santa Catarina, que enfrentava uma batalha contra dois tipos de câncer. O jovem, que já havia passado por uma amputação e diversos tratamentos, será sepultado nesta quinta-feira, 2, às 9h, no Cemitério Municipal de Seara.

O velório acontece na Igreja do Evangelho Quadrangular, no bairro Niterói, onde familiares e amigos prestam as últimas homenagens a Gabriel, lembrado por sua força e fé durante a luta contra a doença.

Uma história de superação e desafios

Há três anos, Gabriel foi diagnosticado com um tumor na perna esquerda, o que o levou a passar por uma amputação parcial do membro inferior. Após o tratamento, o adolescente conseguiu superar a doença e retomou a vida. Porém, em 2023, novas dores e sintomas preocupantes surgiram. Após exames e consultas, os médicos identificaram um segundo câncer, desta vez localizado na cervical e na medula.

Em junho do mesmo ano, Gabriel foi internado no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, onde permaneceu na UTI por 82 dias. Apesar do quadro grave, incluindo a necessidade de uma cirurgia para descompressão da coluna cervical, a família não perdeu a esperança. “Os médicos não deram esperança para nós, mas oramos muito e pedimos a Deus com muita fé. Graças a Ele, deu tudo certo. O Gabriel é o nosso milagre, é nosso guerreiro”, afirmou a mãe, Marinês de Macedo, à rádio Belos FM.

Tratamento e apoio familiar

Em setembro, Gabriel recebeu alta hospitalar e voltou para casa, no bairro Garghetti, em Seara, onde seguia o tratamento. Fisioterapias e sessões de quimioterapia a cada 21 dias marcaram os últimos meses de sua vida, sempre com o suporte da família. Marinês relatava com orgulho a resiliência do filho e a união da família, que realizava campanhas para custear os cuidados médicos.

(Belos F7 Digital)

Deixe seu comentário