Pelo terceiro ano consecutivo o município de Itá ganha o prêmio Top 100 Green Destination. Desde a primeira edição, em 2016, a conferência global Green Destinations, tornou-se um dos principais eventos dedicados aos destinos turísticos sustentáveis. Neste ano a premiação ocorreu na Estônia, na terça-feira 09 de outubro, sendo transmitida online para o mundo inteiro. […]
Pelo terceiro ano consecutivo o município de Itá ganha o prêmio Top 100 Green Destination. Desde a primeira edição, em 2016, a conferência global Green Destinations, tornou-se um dos principais eventos dedicados aos destinos turísticos sustentáveis. Neste ano a premiação ocorreu na Estônia, na terça-feira 09 de outubro, sendo transmitida online para o mundo inteiro.
Anualmente 100 localidades são premiadas por suas histórias de boas práticas que inspiram lideranças do turismo responsável ao redor do mundo. Para serem elegíveis os destinos passam por uma criteriosa avaliação inicial, na qual devem atingir pelo menos 60% de conformidade com os principais critérios de sustentabilidade (reconhecidas pelo GSTC – Conselho Global de Turismo Sustentável).
Este ano Itá contou a história do Selo Verde. O Programa selo verde é uma iniciativa da Câmara Técnica de Sustentabilidade do programa DEL que tem como objetivo avaliar, mobilizar, conscientizar, atestar, reconhecer e certificar as iniciativas sustentáveis além de estimular entes públicos, empresas e organizações para práticas e ações socioambientais, incitando o senso crítico dos consumidores e a sua preferência por empresas, projetos e produtos que possuam responsabilidade ambiental, social e econômica.
Na edição de 2023, o Brasil contou com 13 destinos participantes, e destes, oito foram nomeados, entre eles: Itá – SC , Bom Jardim da Serra – SC, Bombinhas – SC, Navegantes – SC, Urubici – SC, Apodi – RN, São Miguel do Gostoso – RN e Tibau do Sul – RN