O município de Itá, no interior de Santa Catarina, foi premiado por sua iniciativa de incluir a disciplina de Educação Digital no currículo escolar
O município de Itá, no interior de Santa Catarina, foi premiado por sua iniciativa de incluir a disciplina de Educação Digital no currículo escolar. A proposta foi lançada em 2023, com o objetivo de oferecer uma formação tecnológica de qualidade aos alunos da Rede Municipal. Em 2024, a cidade avançou no projeto com a inclusão de aulas de programação, focando no desenvolvimento de habilidades que vão além do simples uso de tecnologias.
A principal estratégia da Secretaria de Educação de Itá é incentivar as crianças e adolescentes a se tornarem criadores de tecnologia, e não apenas usuários. Durante as aulas, os alunos aprendem a programar seus próprios jogos, utilizando a gamificação como ferramenta para ensinar programação de maneira divertida e acessível.
Em 2025, o município pretende ampliar ainda mais a oferta de Educação Digital. A proposta é estender as aulas de programação para os alunos do 1º ao 9º ano e introduzir a educação tecnológica para crianças menores, a partir dos quatro anos. A secretária de Educação de Itá, Déborah Sartoretto, destaca a importância de atender às novas exigências da legislação, mas reforça que o objetivo maior é garantir uma educação de qualidade, alinhada às necessidades do mundo digital. “Temos que investir em educação digital para atender as exigências das legislações, mas nossa preocupação vai muito além disso. Queremos que nossos alunos tenham acesso à educação de qualidade e esse é o nosso principal compromisso com a comunidade escolar. A escola precisa acompanhar as mudanças do mundo e nós estamos trabalhando e investindo nisso”, afirma a secretária de Educação de Itá, Déborah Sartoretto.
Além disso, para o próximo ano, a cidade de Itá contará com a inauguração de um Centro de Inovação, com o espaço físico já quase pronto. O centro será um ponto de capacitação e inovação tecnológica, e faz parte da parceria da cidade com a DELL, visando capacitar a população local para as demandas do mercado digital. “Investir em educação e capacitação é a chave para o sucesso no mundo tecnológico”, conclui o prefeito Batistti.