Casan

Daiane Caroline Hein | 24/05/2024 11:42

24/05/2024 11:42

72848 visualizações

Investimento no esgoto em Itá vai gerar economia na Saúde, aponta engenheiro sanitarista da Casan

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que para cada real investido em sistemas de esgoto, R$ 4,30 são economizados em saúde pública.

A cidade de Itá está passando por uma transformação com a implantação do sistema de esgoto da CASAN. Essa mudança também trará benefícios para a saúde. Segundo Felipe Trennepohl, engenheiro sanitarista da Casan, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que para cada real investido em sistemas de esgoto, R$ 4,30 são economizados em saúde pública.

“Antes do sistema, a comunidade estava mais exposta a riscos como contaminação de rios e lençóis freáticos, proliferação de doenças transmitidas pela água e degradação do meio ambiente,” explica Trennepohl.

A implantação do sistema de esgoto também trouxe benefícios para a economia local. A construção da infraestrutura gerou empregos temporários e injetou recursos na economia.

Agora, com o sistema em operação, a cidade se torna mais atraente para investimentos em negócios e turismo.

Expansão do Tratamento

O sistema de esgoto de Itá está em operação há 12 meses, atendendo aos bairros São João e Floresta, e parte dos bairros Centro, Natureza e Vila Gerasul. A previsão é ampliar gradualmente as conexões, visando atingir 70% da capacidade de operação da estação de tratamento.

Com a expansão, o atendimento aos três últimos bairros será quase finalizado, e os bairros Pioneiros (100%), Mirante (90%) e Palmeiras (80%) também serão atendidos pelo sistema.

Deixe seu comentário