Presente na comunidade searaense desde 1981, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) é uma denominação protestante de base teológica luterana, fazendo parte da Federação Luterana Mundial. Iniciada em 1517, com a Reforma Luterana, na Alemanha, a Igreja que possuiu sede em Porto Alegre (RS). Em Seara, a paróquia fica localizada na rua […]
Presente na comunidade searaense desde 1981, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) é uma denominação protestante de base teológica luterana, fazendo parte da Federação Luterana Mundial.
Iniciada em 1517, com a Reforma Luterana, na Alemanha, a Igreja que possuiu sede em Porto Alegre (RS). Em Seara, a paróquia fica localizada na rua Ferdinando Kirchner, a mesma pertence ao Sínodo Uruguai, do qual a pastora Sinodal é Mônica Barden Dalke, que atuou por mais de anos na paróquia.
A Paróquia de Seara antes da fundação do templo, já se reunia como comunidade desde meados de 1971. Atualmente, é composta por cinco comunidades, sendo elas o município de Seara, Nova Teutônia, Três Fronteiras, Pindorama e Ariranhazinha, e dois Pontos de Pregação em Caraíba e Arvoredo.
Natural de Marechal Candido Rondon no Paraná, Angela Hardke, de 40 anos de idade, é pastora há 16 anos. Angela é responsável pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Seara.
A pastora é formada pela Faculdade EST, em São Leopoldo no Rio Grande do Sul.
– Comecei meu pastorado no Espirito Santo, trabalhei no Rio grande do Sul, nos últimos seis anos trabalhei em Céu Azul no Paraná. Antes da formação fiz estágios em São Paulo e estive e Itajaí fazendo período de adaptação antes de ir para o Espirito Santo – explica.
A equipe de jornalismo conversou com Angela Hardke, pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Seara. A responsável comenta sobre os trabalhos desenvolvidos na comunidade.
Segundo ela, a igreja acolhe todas as pessoas para santa ceia além de ser aberta a comunhão de mesa. Os cultos são realizados em Seara e em comunidades do interior.
– Celebramos dois ou três vezes o culto por semana em Seara e uma vez por mês em cada comunidade no interior – comenta.
Além disso, a pastora ainda ressalta sobre os grupos de estudos bíblicos realizados nas casas, ao todo são 14 grupos, que acontecem em todo interior e bairros da cidade.
– Também realizamos trabalhos com as senhoras da Ordem Auxiliadoras das Senhoras Evangélicas (OASE), onde realizamos a visitação e acompanhamento na Santa Ceia a doentes – fala.
Existe ainda o trabalho desenvolvido pela pastoral, onde serão organizados os cultos e demais atividades.
– Realizamos a visitação aos doentes, visita nas casas e a Santa Ceia aos doentes, levando mensagens de Jesus Cristo, palavras de fé e esperança – destaca.
Angela ressalta que a caminhada é longa, principalmente em tempo de Natal.
– É um grande desafio, principalmente no tempo de advento e Natal estar pregando palavra de Deus para as pessoas. Creio que para um mundo melhor nós precisamos nos voltar a ter fé em Deus, buscando através dos trabalhos desenvolvidos com grupos de crianças, jovens, mulheres, estudos bíblicos, louvores e cantos, ou seja, levar a palavra de Deus, anunciando de todas as formas a quem quer receber a palavra – finaliza.
“Que a alegria do nascimento de Jesus Cristo perdure no Ano Novo”
Galeria de fotos: