Comunidade

Lance Notícias | 04/11/2021 15:29

04/11/2021 15:29

13558 visualizações

Grupo Teatral de Itá realiza apresentações em toda a região e encanta público de todas as idades

Grupo Teatral de Itá realiza apresentações em toda a região e encanta público de todas as idades

A secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com as oficinas de teatro de Itá no ano de 2014, com o intuito de montar uma peça de teatro que contasse a história do município, reuniu a professora Dilmara Pratto e os secretários para viabilizar esta montagem teatral.

Em maio do mesmo ano, iniciaram os estudos e a criação do texto que tem como autor o escritor, ator e diretor Nelson de Andrade Formiga, que contou com auxílio da professora de teatro, moradores e pessoas ligadas à cultura.

Em setembro, iniciaram os ensaios da peça. Esse espetáculo foi estreado em junho de 2015 para a população do município, e foi muito bem aceito e elogiado por todos falando que a peça contava a história da cidade com veracidade, dinamismo e sentimento.

Depois desta apresentação começaram a surgir convites para apresentação da peça em vários locais (cidades, hotéis, escolas, etc), e assim nasceu a Cia teatral sim, por que não?

A companhia conta com o apoio dos órgãos culturais e turísticos do município. Os ensaios e reuniões acontecem nas dependências das oficinas culturais, com ensaios três vezes por semana. Atualmente, a Cia conta com três espetáculos teatrais sendo: o Show de Comédias, ou El Grand Circo Teatro Lunático e a peça Contos e Trajetórias de um povo, que conta a história do município.

Os espetáculos agradam todas as faixas etárias. Atualmente a companhia conta com 14 pessoas, entre atores, direção e técnica.

Dilmara Pratto, sócia fundadora e presidente da Cia, comenta que uma das maiores dificuldades é manter o mesmo elenco por tantos anos, pois de vez em quando algum ator sai por motivos pessoais, tendo assim que reensaiar o substituto juntamente com todo o elenco. Vale ressaltar que a companhia durante a pandemia se encontrava semanalmente online, mas sempre postando trabalhos nas redes sociais.

Além desses três espetáculos, a companhia sempre monta algo quando é solicitado (contação de histórias, presépio vivo, casamento caipira, peças para igrejas, comunidades, e na sexta-feira Santa A Paixão de Cristo).

Caso tenha interesse em conhecer o trabalho da Cia, basta acessar sua página no Facebook, seu perfil no Instagram, ou entrar em contato por meio do WhatsApp: (49) 9 8851-3939.

Deixe seu comentário