A licitação anterior não atraiu interessados, mas o governo pretende lançar um novo processo no início de 2025
A rodovia SC-283, que se estende por 362,7 km entre Concórdia e Itapiranga, passa por uma série de obras de melhoria e restauração em diferentes trechos. Apesar dos desafios burocráticos, como falta de supervisão e processos licitatórios sem interessados, os trabalhos avançam gradualmente. Durante entrevista ao programa Visão Geral nesta quarta-feira (11), Gilberto Ari Tomasi, Coordenador Regional de Infraestrutura do Oeste de Santa Catarina, apresentou detalhes sobre o progresso e as dificuldades enfrentadas.
Trecho Concórdia a Arabutã: supervisão atrasa andamento
Entre Concórdia e Arabutã, os trabalhos estão atrasados devido à falta de uma supervisão técnica, essencial para garantir o cumprimento das normas legais. A empresa responsável segue com o contrato ativo, mas o ritmo das obras está comprometido. Tomasi pediu paciência à população e explicou que a situação deve ser regularizada após a conclusão de um novo processo licitatório.
Trecho Arabutã a Seara: nova licitação em 2025
A obra entre Arabutã e Seara também enfrenta dificuldades. A licitação anterior não atraiu interessados, mas o governo pretende lançar um novo processo no início de 2025. Esse segmento é estratégico, pois conecta a rodovia à BR-153, um ponto importante para o tráfego regional.
Avanços e entregas nos demais trechos
Outros segmentos da SC-283 registram progresso significativo. Entre Arabutã e Arvoredo, onde o investimento supera os R$ 134 milhões, 3,6% das obras já foram concluídas. A previsão é finalizar em dois anos, aumentando a capacidade da via em pelo menos 30%.
Já o trecho de 12,89 km entre Arvoredo e Chapecó foi entregue e inclui ampliações de capacidade em pontos críticos. Entre Palmitos e Águas de Chapecó, os trabalhos seguem em ritmo acelerado, com previsão de entrega em metade do prazo contratual. O investimento é de R$ 83 milhões e contempla pavimentação e melhorias estruturais.
Manutenção e desafios em outras rodovias
Para trechos mais críticos, intervenções paliativas, como operações tapa-buracos e micro-revestimentos, estão em andamento. Trechos de rodovias como a SC-355, entre Jaborá e Catanduvas, avançam normalmente, enquanto a SC-154, entre Ipumirim e a BR-282, enfrenta desafios licitatórios e segue com conservação emergencial.
Programa Estrada Boa impulsiona melhorias
Todas essas intervenções fazem parte do programa Estrada Boa, uma iniciativa do governo catarinense para modernizar a infraestrutura rodoviária. Apesar dos entraves burocráticos, o compromisso é entregar rodovias mais seguras e eficientes para motoristas e comunidades.