Comunidade

Lance Notícias | 26/11/2021 16:45

26/11/2021 16:45

6816 visualizações

Fundada em 1982, Atasc de Seara desenvolve ações visando o fortalecimento da comunidade

Fundada em 1982, Atasc de Seara desenvolve ações visando o fortalecimento da comunidade

Com a finalidade de desenvolver atividades de apoio e defesa do exercício profissional dos Técnicos Agrícolas do Estado, a Associação dos Técnicos Agrícolas de Seara foi fundada em 15 de março de 1982.

Há quase exatos 40 anos de sua fundação no munícipio, a Atasc conta com 53 sócios ativos, contribuindo com o desenvolver da comunidade.

A equipe de jornalismo do Lance Seara conversou com Alexandre Tiago Matté, presidente em exercício do Núcleo, desde janeiro deste ano.

Segundo Alexandre, os técnicos já realizaram a limpeza das margens de rios como a iniciação de um projeto piloto a respeito do controle do mosquito borrachudo, entre diversas outras ações e atividades.

Alexandre, que segue a frente da Atasc de Seara até final de 2023, ainda comenta sobre a nova regra na escolha da diretoria executiva do Núcleo.

– Até a última diretoria que fazia parte da Atasc, a escolha era feita de dois em dois anos, agora em diante, decidimos aumentar um ano, ou seja, a gestão passa a ser de três anos, para então escolha da nova diretoria – explica.

Na escolha de diretoria, pode haver uma ou mais chapas que se disponibilizam em estar assumindo na próxima gestão, assim, a diretoria é eleita por meio de voto dos associados.

Atualmente, a Atasc conta com 28 Núcleos regionais, responsáveis pela divulgação da profissão no Estado. Esta iniciativa resultou na fundação do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio do Estado de Santa Catarina (Sintagri), no dia 30 de agosto de 1987.

Com isso, somente Técnicos Agrícolas formados podem integrar o quadro de sócios da Atasc.

– O pré-requisito da Atasc é ser formado, pois precisamos fazer associação do membro no Sintragri junto ao Sindicato. Neste ato é exigido o diploma de formação em Técnico em Agropecuária, ou seja, somente profissionais do ramo podem fazer parte da Atasc além de pagar anuidade e manter-se em dia – destaca.

Os técnicos agrícolas realizam duas promoções ao longo do ano, no 1° semestre o tradicional almoço do peixe, toda sexta-feira santa e no último fim de semana de agosto, intercalando um ano com o almoço de incentivo a carne suína e no outro, almoço de inventivo a carne de frango.

– 10% da anuidade que pagamos para o Sindicato, ele retorna aos núcleos regionais para abater com algumas despesas – fala.

Alexandre ressalta que a diretoria efetua reuniões, uma vez por mês ou a cada 45 dias. Nelas são debatido assunto que diz respeito ao núcleo, elaboração e organização de eventos além de possíveis ideias para ações e atividades.

Acompanhe: facebook/AtascSeara

Deixe seu comentário