Bombeiros

Lance Notícias | 20/11/2021 09:44

20/11/2021 09:44

13166 visualizações

FOTOS: Treinamento de resgate veicular reune bombeiros de todo Brasil

Finalizou nesta sexta-feira (19), a 6° edição do Rescue Days 2021, organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), realizado na cidade de Chapecó. Segundo informações repassadas pelo Tenente Nunes do Corpo de Bombeiros de Seara, oito Bombeiros da área participaram. O evento reuniu bombeiros de todo o Brasil para treinamento de Resgate […]

FOTOS: Treinamento de resgate veicular reune bombeiros de todo Brasil

Finalizou nesta sexta-feira (19), a 6° edição do Rescue Days 2021, organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), realizado na cidade de Chapecó.

Segundo informações repassadas pelo Tenente Nunes do Corpo de Bombeiros de Seara, oito Bombeiros da área participaram.

O evento reuniu bombeiros de todo o Brasil para treinamento de Resgate Veicular para aprimoramento das técnicas de salvamento em acidentes de trânsito. A motivação do evento é treinar as equipes para o resgate eficaz e ágil, sendo seguro para a vítima e também para os socorristas.

Durante os três dias, foram 13 oficinas simultâneas, em que os profissionais passaram por teoria e prática, realizando a mudança dos carros utilizados no cenário, com o objetivo de que todos tivessem condições de realizar as técnicas, fixando o conteúdo aprendido e posteriormente, a correção dos instrutores.

Categorias

As oficinas foram divididas em duas categorias: leve e pesado, ou seja, de acordo com os tamanhos dos veículos utilizados nas instruções. Na categoria leve foram utilizados carros, já na categoria pesada, foi utilizado ônibus e caminhões.

Todos os cenários foram planejados de acordo com um estudo de referências de acidentes reais.

O capitão Bruno Lazarin Koch, envolvido na organização do evento comenta sobre a principal característica da profissão.

– Nós temos uma característica de profissão que não nos permite treinar nas ruas, por isso nós temos que ter ambientes controlados, instrutores totalmente capacitados para ensinar as situações que elevam bastante o estresse dos participantes. O intuito é que se aumente a confiança e a capacidade técnica dos participantes, para a resposta operacional que é ofertada nas ruas – destaca.

Dados de acidentes de trânsito

Segundo o chefe do Estado-Maior Geral e presidente da Coordenadoria de Resgate Veicular do CBMSC, coronel Hilton de Souza Zeferino, a cada 20 minutos as equipes do CBMSC atendem um acidente de trânsito em Santa Catarina.

Já os dados da Organização Mundial da Saúde indicam que o Brasil é o 5º país com o maior número de mortes por acidentes de trânsito, com 400 mil mortes na última década, além de 20 milhões de pessoas com sequelas em decorrência disso. Além disso, a cada 13 minutos um brasileiro morre por acidentes de carro.

Confira:

Informações: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC)

 

Deixe seu comentário