Animais

Lance Notícias | 22/12/2021 16:45

22/12/2021 16:45

9528 visualizações

Fim de ano: ONG protetora dos animais alerta sobre riscos dos fogos de artifícios

A Associação Protetora e Amiga dos Animais Carentes (APAAC), está alertando sobre os risos em soltar fogos de artifício, principalmente com as festividades de fim de ano. — Soltar fogos de artifício não é legal. Eles são nocivos aos animais, crianças, meio ambiente, pessoas autistas e também aos idosos — ressalta. Entenda quão perigosos e […]

Fim de ano: ONG protetora dos animais alerta sobre riscos dos fogos de artifícios

A Associação Protetora e Amiga dos Animais Carentes (APAAC), está alertando sobre os risos em soltar fogos de artifício, principalmente com as festividades de fim de ano.

— Soltar fogos de artifício não é legal. Eles são nocivos aos animais, crianças, meio ambiente, pessoas autistas e também aos idosos — ressalta.

Entenda quão perigosos e invasivos são os fogos de artifício:

– Para os animais, inclusive os silvestres: O barulho dos fogos provoca reações de estresse e ansiedade. No desespero de fugir do barulho, eles podem ficar desnorteados, agressivos, se machucarem ou fugirem. Podem ainda sofrer ataques cardíacos, convulsões e ter a audição prejudicada.

– Ao meio ambiente: Além do risco de incêndio, a queima dos fogos emite compostos poluentes para a atmosfera, o que é uma forma de poluição do ar, com efeitos também para a saúde humana.

– Para o homem: Causam estresse nas crianças, nos idosos e nos autistas, incomodam quem está dormindo e doentes nos hospitais. Risco de queimadura de mão e nos olhos, inclusive com perda de visão, amputação de membros e problemas auditivos gerados pelos estampidos. Podem causar ataque epilético, ataque cardíaco e desnorteamento.

Além de crime, soltar fogos não tem nada de divertido. Pode ser altamente perigoso e faz mal não só a quem assume o risco e solta fogos, mas também a quem está a quilômetros de distância.

— Não soltem fogos de artifício nas festas de fim de ano ou em qualquer outra ocasião — finaliza.

Deixe seu comentário