Dona Theresinha Sgarbossa, de 81 anos e seu Albino Sgarbossa, de 84 anos de idade, desfrutam há mais de 27 anos, da companhia do papagaio chamado de “Rico”. Vindos da comunidade de Cachimbo, interior de Concórdia, a família chegou em Seara em julho de 1994, dia em que o real se tornou, oficialmente, a moeda […]
Dona Theresinha Sgarbossa, de 81 anos e seu Albino Sgarbossa, de 84 anos de idade, desfrutam há mais de 27 anos, da companhia do papagaio chamado de “Rico”.
Vindos da comunidade de Cachimbo, interior de Concórdia, a família chegou em Seara em julho de 1994, dia em que o real se tornou, oficialmente, a moeda brasileira.
Rico, o fiel companheiro do casal foi ensinado a falar de tudo, seu Albino ainda lembra do dia em que o papagaio chegou em sua casa.
– Foi um amigo que trouxe ele para nós e acabou ficando, além de fazer parte da família, ele faz parte de toda nossa história, ouviu e viu muita coisa acontecer – explica.
Dona Therezinha destaca a importante companhia do papagaio não somente para o casal, mas para todos da família.
– Ele sabe falar a maioria dos nomes, principalmente dos nossos netos. Sempre fomos de receber todos em casa e ele foi aprendendo conforme falávamos, sabe se expressar falando, chamando, sabe dar risada e até mesmo chorar – comenta.
Os avós de 18 netos e cinco bisnetos dedicam seu tempo ao artesanato feito por dona Therezinha e a agricultura, pelo seu Albino além de conversar muito com o companheiro e amigo, Rico.
Veja: