Comunidade

Lance Notícias | 13/06/2022 09:06

13/06/2022 09:06

36846 visualizações

Família de homem que morreu em acidente autoriza doação de órgãos

Familiares de um homem natural de Ipumirim decidiram pela doação dos órgãos após confirmação de morte cerebral da vítima. Ele sofreu grave acidente na BR-153 no último dia 5 e a morte foi confirmada nesse sábado (11). O acidente aconteceu no km 17 da BR 153, no Cerro do Meio Dia, em Severiano de Almeida. […]

Família de homem que morreu em acidente autoriza doação de órgãos

Familiares de um homem natural de Ipumirim decidiram pela doação dos órgãos após confirmação de morte cerebral da vítima. Ele sofreu grave acidente na BR-153 no último dia 5 e a morte foi confirmada nesse sábado (11).

O acidente aconteceu no km 17 da BR 153, no Cerro do Meio Dia, em Severiano de Almeida. Itamar Vendruscolo, 37 anos, teve morte encefálica confirmada no Hospital Santa Terezinha de Erechim. A família do doador reside em Seara, onde ele foi sepultado.

A equipe da Organização à Procura de Órgãos (OPO 7), vinculada a Central de Transplantes do Estado, se deslocou até o Hospital Santa Terezinha onde os médicos realizaram a captação de fígado e rins.

Itamar dirigia um veículo GM/Corsa, com placas de Concórdia que se envolveu em colisão com um veículo Iveco, placas de Irani. Itamar residia na cidade de Severiano de Almeida.

Captação de órgãos 

No sábado (11) por volta das 13h, iniciou uma captação de órgãos em um paciente de 37 anos, vítima de acidente de trânsito, que teve morte encefálica confirmada na Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE).

A equipe da Organização à Procura de Órgãos (OPO 7), vinculada a Central de Transplantes do Estado se deslocou até o Hospital Santa Terezinha onde, o médico Juliano Martini e a enfermeira Rochelle Cruz, juntamente com a equipe da Casa Hospitalar realizaram a captação de fígado e rins.

O fígado será transplantado em Porto Alegre e os rins aguardam exames de compatibilidade, que devem beneficiar mais duas pessoas.

A Comissão de Doação de Órgãos do Hospital Santa Terezinha agradece a todos os envolvidos no processo, especialmente a família que em um momento de dor conseguiu optar por um gesto tão nobre.

Ainda, o agradecimento aos funcionários do Santa Terezinha que não mediram esforços para que o processo fosse realizado e concluído e com sucesso e também o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, OPO 4, OPO 7, Aeroporto de Erechim, Instituto Geral de Perícias (IGP) e imprensa.
Às 14h30 foi concluída a captação dos órgãos e a equipe da OPO 7 retornou à Porto Alegre.

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.