Este projeto foi desenvolvido com o primeiro ano do Novo Ensino Médio do período matutino da Escola de Educação Básica Seara, totalizando 21 alunos, nos componentes curriculares de Química e Arte e no Laboratório de Ciências da Natureza da escola. A orientação ocorreu por meio dos professores Jocilene Márcia Bordignon, José Luís Foralosso Griss e […]
Este projeto foi desenvolvido com o primeiro ano do Novo Ensino Médio do período matutino da Escola de Educação Básica Seara, totalizando 21 alunos, nos componentes curriculares de Química e Arte e no Laboratório de Ciências da Natureza da escola. A orientação ocorreu por meio dos professores Jocilene Márcia Bordignon, José Luís Foralosso Griss e Thaiane Tramontina.
O estudo é em função da Escola apresentar um projeto intitulado “Um Olhar para o Lixo”. Além disso, sabe-se que a geração de lixo apresenta-se como um problema grave por causa da grande quantidade produzida diariamente e da facilidade em se tornar foco de doenças e contaminar solo, água e ar.
Diante disso, a escola buscou compreender e avaliar as questões relativas ao lixo orgânico escolar para exercer a cidadania com responsabilidade, integridade e respeito, propondo alternativas de soluções para reduzir a produção de lixo, reaproveitá-lo e acondicioná-lo de maneira eficiente. Além de servir para a conscientização.
Na disciplina de Química, foi abordado a importância do reaproveitamento dos resíduos sólidos orgânicos na fabricação de sabonetes em barra e em líquido e de aromatizante de ambientes através do uso do extrato de laranja proveniente do recreio escolar. Além disso, houve a produção de sabonetes artesanais com extratos de ervas medicinais, uma vez que a escola possui o horto medicinal (relógio do corpo humano).
— Ressaltamos que os sabonetes e o aromatizante foram produzidos no Laboratório de Ciências da Natureza da escola e que os rótulos dos produtos fabricados foram criados e desenvolvidos pelos alunos nas aulas de Arte. A destinação do lixo é um dos principais problemas da atualidade, pois deixou de ser visto apenas como uma atividade dos serviços públicos de limpeza urbana, mas também um agravante aos problemas de saúde pública e ambiental — Jocilene.
De acordo com a professora, pode-se concluir que houve uma redução na geração de resíduos orgânicos escolares produzidos diariamente, uma vez que ocorreu o reaproveitamento de parte deles através da utilização das cascas de laranja na fabricação de produtos relacionados à perfumaria.
— Acredita-se na Educação Ambiental como processo educativo, permanente e contínuo que pode contribuir para desenvolver uma filosofia de vida ética e moral, de maior harmonia e respeito com a natureza e entre os homens, propiciando o exercício da cidadania para uma atuação crítica e consciente dos indivíduos na sociedade — finaliza.