O Arboreto da Escola de Educação Básica General Liberato Bittencourt, de Itá, começou a ser implantado por estudantes no Dia da Árvore, em 21 de setembro de 2001. As primeiras árvores foram plantadas pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com a orientação da professora de Biologia, Janete Caumo. A partir de então, novas […]
O Arboreto da Escola de Educação Básica General Liberato Bittencourt, de Itá, começou a ser implantado por estudantes no Dia da Árvore, em 21 de setembro de 2001. As primeiras árvores foram plantadas pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com a orientação da professora de Biologia, Janete Caumo.
A partir de então, novas mudas passaram a ser cultivadas todos os anos. Cada aluno plantava uma árvore e cuidava até o tempo que ficava na Escola.
— Tenho alunos que fizeram o primeiro plantio, ainda sabem qual árvore plantaram e onde ela se localiza — conta Janete, que se aposentou em agosto de 2018, mas continua acompanhando o projeto como amiga da escola.
O projeto foi uma das primeiras atividades de Educação Ambiental realizada em parceria com o Centro de Divulgação Ambiental da Usina Hidrelétrica de Itá, que promove aulas sobre o meio ambiente para a comunidade do entorno do reservatório.
Depois de 20 anos, o Arboreto contém mais de 100 espécies diferentes plantadas, algumas em extinção como o Palmito, Canela-sassafrás, Araucária, Grápia, Cajerana, Louro-pardo, entre outras. Dentre os exemplares plantados estão espécies como Cedro, Pau-brasil, Canela, Araçá, Araticum, Timbaúva, Coqueiro, Palmito, Canafistula e Manduirana.
— Alguns alunos que agora são pais trazem seus filhos para conhecer o bosque e ver a árvore que o pai ou a mãe plantou — comenta a diretora da Escola, Clarice Borges.
O Bosque também serve para atividades ao ar livre e também é um dos principais pontos de coleta de sementes para a produção de novas mudas do Horto Botânico da Usina Hidrelétrica de Itá. Tem como intuito a preservação do meio ambiente e mostrar a importância das plantas.
Várias entidades também se envolveram no plantio dessas árvores cito Lions Clube, LEO Clube, Grupo de Escoteiros, CDA, Acita, Sindicato Rural, Gerencia regional de Educação, Prefeitura. Os representantes das entidades também acompanharam e ajudaram plantar algumas árvores.
Além de servir como sala de aula ao ar livre, o bosque da EEB General Liberato Bittencourt também funciona como um dos principais pontos de coleta de sementes para a produção de novas mudas do Horto Botânico da Usina Hidrelétrica de Itá.
— Nenhuma outra Escola em Santa Catarina tem um bosque com tamanha diversidade de espécies, mais de 100 tipos. Podemos dizer que é um Jardim Botânico de Espécies Arbóreas — destaca Clarice
Ressalta também que tem como funções principais a recuperação ambiental e manutenção da diversidade florística florestal da Floresta Estacional Decidual.
— Essa nossa iniciativa é muito importante pois a educação ambiental é algo grandioso, onde são construídos valores — conclui.
Veja mais imagens: