Dengue

Lance Notícias | 09/11/2021 18:30

09/11/2021 18:30

8728 visualizações

Entenda porque o fumacê vem sendo utilizado no município de Seara

A última forma de combate ao Aedes Aegypti, mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya, é a pulverização de inseticida, mais conhecida como fumacê. Aplicado, há pelo menos, 13 vezes no município de Seara, a nuvem de fumaça de inseticida normalmente é espalhada pelas ruas e residências para tentar matar o mosquito para evitar […]

Entenda porque o fumacê vem sendo utilizado no município de Seara

A última forma de combate ao Aedes Aegypti, mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya, é a pulverização de inseticida, mais conhecida como fumacê.

Aplicado, há pelo menos, 13 vezes no município de Seara, a nuvem de fumaça de inseticida normalmente é espalhada pelas ruas e residências para tentar matar o mosquito para evitar que mais gente contraia as doenças.

Como todo inseticida, o Cielo – ULV, que é utilizado no Brasil, pode causar danos à saúde se a exposição ao produto for longa ou usual. Por conta disso, quando ocorre os famosos fumacês, é orientado que os moradores deixem as portas e janelas de suas residências abertas pra ventilação além de evitar ficar diretamente exposto ao borrifador quando estiver passando na sua rua.

Segundo Felipe Gimenez, Biólogo, Regional de Saúde de Concórdia, com a falta de ajuda da população no combate aos focos do mosquito, o fumacê continua sendo uma opção para combater os mosquitos.

— Sempre pautamos pelo manejo mecânico (eliminação de criadouros) como base da vigilância ambiental, porém, sem sucesso temos que adotar os próximos manejos, que são o manejo legal e o químico — comenta.

Felipe ressalta também, a importância da população em adotar as medidas de prevenção, como a limpeza e cuidado de sua residência, e se possível, dos arredores.

Deixe seu comentário