Educação

Éricka Veloso Dos Santos | 05/04/2024 14:16

05/04/2024 14:16

61693 visualizações

Enem 2024: período para pedir isenção da taxa começa em 15/04

 Entre os dias 15 e 26 de abril, os candidatos poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem

O calendário para solicitação de isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 já foi divulgado. Entre os dias 15 e 26 de abril, os candidatos poderão solicitar a isenção, enquanto o resultado será disponibilizado em 13 de maio. Além disso, quem tiver a solicitação negada poderá recorrer entre 13 e 17 de maio, com o resultado do recurso sendo anunciado a partir do dia 24 de maio.

Para ter direito à isenção da taxa, é necessário preencher alguns requisitos. Estudantes que estejam cursando o último ano do Ensino Médio em escola pública ou que tenham concluído todo o Ensino Médio nessa modalidade, além de bolsistas integrais em escola privada, podem solicitar a isenção. É fundamental também comprovar renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Outra opção para solicitar a isenção é declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, sendo membro de família de baixa renda e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), informando o Número de Identificação Social (NIS).

Além da isenção da taxa, os candidatos que pediram isenção no Enem 2023, mas não compareceram ao exame, precisam justificar a ausência se desejarem ter direito ao benefício novamente. O edital do Inep especifica os motivos aceitos para justificativa, incluindo assalto ou furto, acidente de trânsito, casamento ou união estável, entre outros. Para cada motivo, é necessário apresentar um documento comprovatório.

Portanto, os candidatos devem estar atentos aos prazos e requisitos para garantir sua participação no Enem 2024 de forma gratuita.

 

Deixe seu comentário