Atualidade

Alvaro Luiz Berté | 30/06/2024 10:30

30/06/2024 10:30

18722 visualizações

Documentário “Terra Molhada” revela a herança da agricultura familiar em Itá

O projeto revelou como as relações familiares são essenciais na perpetuação dos produtos e dos conhecimentos agrícolas passados de geração em geração.

Originada da conjunção de ideias entre Eduardo Canal, Felipe Gurkewicz e Matheus Moraes, a produção do documentário “Terra Molhada” começou com o objetivo de destacar a importância da agricultura familiar na cadeia produtiva de alimentos em Itá. O projeto revelou como as relações familiares são essenciais na perpetuação dos produtos e dos conhecimentos agrícolas passados de geração em geração. Três famílias foram entrevistadas, apresentando histórias diversas, desde aquelas que continuam o legado familiar até aquelas que encerram suas atividades.

– Durante a execução do projeto, percebemos como as relações familiares estavam ligadas à perpetuação dos produtos gerados e dos conhecimentos sobre a agricultura que eram passados de geração a geração. Daí surgiu o nome do documentário: a junção da história de Itá com a transmissão desses conhecimentos para as futuras gerações – comenta Matheus, fotógrafo idealizador do projeto.

Junto com as filmagens foram capturadas entrevistas e imagens em áreas urbanas e rurais. O documentário aborda a trajetória de cada família, as dificuldades enfrentadas e a comercialização dos produtos na cidade. Além disso, o projeto prevê a exibição do documentário nas escolas locais, onde será discutido o audiovisual como profissão, com foco nos processos de pré-produção, captação e finalização.

A estreia está marcada para 20 de agosto de 2024. O projeto foi selecionado pelo Edital de Chamamento Público nº 001/2023, conforme a Lei nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), e é gerenciado pelo Consórcio Lambari na região da AMAUC.

 

Canais oficiais do documentário:

www.youtube.com/@docterramolhada
www.instagram.com/docterramolhada

Deixe seu comentário