Saúde

Daiane Caroline Hein | 15/02/2024 11:07

15/02/2024 11:07

74497 visualizações

Dia internacional de luta contra o câncer infantil é lembrado no dia 15 de fevereiro

No dia 15 de fevereiro, a comunidade global celebra o Dia Internacional do Câncer Infantil com o objetivo de aumentar a conscientização sobre essa doença e mostrar apoio às crianças, adolescentes e suas famílias afetadas por ela. O câncer é a principal causa de morte entre crianças e adolescentes em todo o mundo, com mais […]

No dia 15 de fevereiro, a comunidade global celebra o Dia Internacional do Câncer Infantil com o objetivo de aumentar a conscientização sobre essa doença e mostrar apoio às crianças, adolescentes e suas famílias afetadas por ela.

O câncer é a principal causa de morte entre crianças e adolescentes em todo o mundo, com mais de 400.000 novos casos diagnosticados a cada ano.

No Brasil, o câncer já é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes. No entanto, nas últimas décadas, houve avanços significativos no tratamento, com cerca de 80% dos casos sendo curáveis se diagnosticados precocemente.

O câncer infantil engloba diferentes tipos de tumores, como leucemias, tumores do sistema nervoso central e linfomas.

É importante que os pais estejam atentos a sinais como perda de peso inexplicável, dores de cabeça frequentes com vômitos, inchaço persistente em áreas específicas do corpo, entre outros.

Ao contrário do câncer em adultos, o câncer infantil não está relacionado a fatores ambientais ou de estilo de vida, tornando o diagnóstico precoce essencial para o sucesso do tratamento.

A conscientização e o acesso a cuidados médicos adequados são fundamentais para combater essa doença e garantir um futuro saudável para as crianças e adolescentes afetados.

Deixe seu comentário