O Dia do Servidor Público foi criado durante o governo do presidente Getúlio Vargas e as leis com direitos e deveres desses funcionários foram instituídas em 28 de outubro de 1939, por isso é comemorado nesta data. Os servidores públicos são responsáveis pela promoção da cidadania e fortalecimento da democracia. Ao servir à sociedade, esse […]
O Dia do Servidor Público foi criado durante o governo do presidente Getúlio Vargas e as leis com direitos e deveres desses funcionários foram instituídas em 28 de outubro de 1939, por isso é comemorado nesta data.
Os servidores públicos são responsáveis pela promoção da cidadania e fortalecimento da democracia. Ao servir à sociedade, esse profissional garante o direito dos brasileiros de terem acesso a serviços públicos de qualidade. É uma nobre missão e, por isso, os servidores públicos merecem toda a nossa admiração e respeito.
Alusivo à essa data, o Lance Seara conversou com Dirlei Giombelli Wildner que é servidora pública há 31 anos em Seara e conta suas experiências atuando na Prefeitura.
Dirlei ingressou no serviço público no dia 01/06/1990, e atualmente exerce a função de secretária da Administração.
— Sempre me pautei no trabalho, sério, ético e responsável. Confesso que quando fiz o concurso não pensava em fazer carreira no serviço público. Eu tinha apenas 18 anos, o que eu buscava era oportunidade de trabalho naquele momento — fala Dirlei.
Segundo ela, sempre gostou de atender e lidar com pessoas, e nas funções que exerceu, sempre teve muito disso.
— Houveram momentos difíceis, pois surgem exigências e dificuldades pertinentes ao serviço público e a gente precisa “desvendar”. Lembro de um fato marcante, lá no ano de 1993, quando entrou em vigor a lei de licitações, isso parecia um bicho de sete cabeças — comenta.
Eu acho que fiquei fazendo carreira no serviço público porque servir é a essência do trabalho e isso é gratificante
— Confesso que por mais complexo que seja, é um aprendizado constante — cita.
Foi perguntado o que ela sente em atender as pessoas:
— Me realizo profissionalmente quando uma pessoa que me procura recebe a informação ou o serviço que esperava — conclui Dirlei.