Atualidade

Gustavo Mota | 10/06/2024 09:49

10/06/2024 09:49

24833 visualizações

Dia da Língua Portuguesa: Comemorado em homenagem a Luís de Camões

Dia da Língua Portuguesa: Brasileiros e Lusófonos unidos pela diversidade linguística

No Brasil, o Dia da Língua Portuguesa, celebrado em 10/06, é uma homenagem a Luís de Camões, importante poeta lusitano do século 16. A língua portuguesa, derivada do latim e enriquecida por influências de várias culturas ao longo dos séculos, é falada por mais de 260 milhões de pessoas, sendo mais de 80% delas brasileiras. Além dos países lusófonos, o português é falado por comunidades em diversas partes do mundo, como na Europa, nos Estados Unidos e em algumas regiões da Ásia e Oceania.

A evolução da língua portuguesa passou por várias fases, desde o português pré-literário até o português contemporâneo, refletindo mudanças linguísticas, culturais e históricas. No contexto atual, a língua portuguesa é valorizada como um importante instrumento de identidade cultural e um elemento essencial na literatura, música, cinema e outras formas de expressão artística.

O Dia da Língua Portuguesa também é celebrado em outras duas datas ao longo do ano: em 05/05, como Dia Internacional da Língua Portuguesa, e em  05/11, como Dia Nacional da Língua Portuguesa. Essas datas destacam a importância e a influência global da língua portuguesa, que continua a se desenvolver e se adaptar às demandas da sociedade contemporânea.

 

3.5

Deixe seu comentário