Vacinação

Daiane Caroline Hein | 12/04/2024 13:35

12/04/2024 13:35

68968 visualizações

Dia D de Vacinação contra a gripe é realizada em Seara e região

A Campanha de Vacinação contra a gripe seguirá até o dia 31 de maio em todo o estado.

No próximo sábado (13), será realizado o dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe em Seara e região. A iniciativa, recomendada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa impulsionar a imunização dos grupos prioritários contra a influenza, disponibilizando doses em postos de vacinação espalhados por todo o território catarinense.

Até o momento, apenas 15,46% do público-alvo procurou os serviços de saúde para receber a vacina, uma taxa considerada baixa. Entre os grupos prioritários com menor adesão estão puérperas (8,3%) e crianças de 6 meses a 5 anos (8,6%). A expectativa é que o dia D promova um aumento significativo na cobertura vacinal, contribuindo para atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.

Além da vacinação contra a gripe, muitas cidades também estarão disponibilizando outras vacinas, como a da Covid-19, do tétano e da dengue.

A Campanha de Vacinação contra a gripe seguirá até o dia 31 de maio em todo o estado. A vacina oferecida na rede pública de saúde protege contra os principais vírus influenza presentes no Brasil.

Grupos prioritários

Nos grupos prioritários estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, idosos, profissionais das Forças de Segurança, entre outros.

Gripe em SC

Com relação à gripe em Santa Catarina, dados epidemiológicos indicam que já foram confirmados 256 casos graves da doença em 2024, com a maioria ocorrendo em idosos e crianças.

Simultaneamente ao dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe, haverá uma mobilização estadual contra a dengue, visando intensificar os cuidados e ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Deixe seu comentário