Clima

Daiane Caroline Hein | 13/02/2024 15:12

13/02/2024 15:12

74206 visualizações

Depois do calor intenso, temporais e chuva volumosa atingem o estado nesta terça-feira (13)

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu aviso de atenção meteorológica para temporais e chuva volumosa nesta terça-feira, 13, em Santa Catarina. A condição se dá por conta da chegada de uma frente fria combinada ao forte calor.De acordo com a previsão, o tempo muda já no decorrer da manhã, com aumento de nuvens nas […]

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu aviso de atenção meteorológica para temporais e chuva volumosa nesta terça-feira, 13, em Santa Catarina. A condição se dá por conta da chegada de uma frente fria combinada ao forte calor.De acordo com a previsão, o tempo muda já no decorrer da manhã, com aumento de nuvens nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. A chuva e os temporais atingem todas as regiões entre a tarde e a noite,  podendo ser volumosa em curto espaço de tempo, resultando em risco para alagamentos e enxurradas.

O risco para alagamentos e enxurradas pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica, é ALTO nas áreas em laranja e MODERADO nas áreas em amarelo do mapa.

Cuidados

A Defesa Civil ressalta que, em caso de chuvas intensas, nunca transite em áreas alagadas, pois apresentam um risco elevado.
Atenção especial também com crianças em áreas próximas a rios e ribeirões, pois o risco de enxurrada aumenta nestes períodos.
Busque locais abrigados, longe de árvores, placas e postes de energia e objetos que possam ser arremessados;
Em locais abrigados, fique longe de janelas, desligue aparelhos eletrônicos. O banheiro em alvenaria é um dos locais mais seguros,
Na praia, jamais fique na água.

Em caso de alagamentos

Evite o contato com as águas;
Não dirija em locais alagados;
Evite transitar em pontilhões e pontes submersas.

Fique atento aos alertas emitidos e enviados pela Defesa Civil e em caso de ocorrências, ligue para a Defesa Civil Municipal através do número 199, ou Corpo de Bombeiros no 193.

Fonte: Governo de Santa Catarina

Deixe seu comentário