Clima

Lance Notícias | 13/10/2021 15:38

13/10/2021 15:38

13468 visualizações

Defesa Civil explica temporal que atingiu Seara na noite de segunda-feira (11)

Uma combinação de sistemas atuou sobre a porção Oeste do estado no período da noite de segunda-feira (11) e favoreceu a formação e desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram pancadas de chuvas com raios, rajadas de ventos e queda de granizo em localidades das regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste de Santa […]

Defesa Civil explica temporal que atingiu Seara na noite de segunda-feira (11)

Uma combinação de sistemas atuou sobre a porção Oeste do estado no período da noite de segunda-feira (11) e favoreceu a formação e desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram pancadas de chuvas com raios, rajadas de ventos e queda de granizo em localidades das regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina. Destacando a ocorrência de tempo severo no município de Seara.

Nesta quarta-feira (13), foi ventilada a informação da possibilidade de um tornado ter atingido o município, o que não se confirmou segundo a Defesa Civil. Segundo análise detalhada divulgada pelo órgão, a movimentação maior foi por volta das 19h50min.

– Nas imagens próximas ao horário das 19h50min na cidade de Seara, nota-se uma estimativa de ventos de moderada a forte intensidade (indicada pelas cores amarela e laranja). À medida em que os núcleos convectivos indicados na Figura 2 se deslocavam, eram capazes de produzir rajadas de ventos de moderada a forte intensidade na dianteira de seu movimento, caracterizando uma frente de rajada – diz.

A tempestade de segunda-feira (11), resultou em destelhamento de um galpão e a queda de galhos e árvores na zona rural da cidade de Seara.

– Com base nos dados das estações meteorológicas de superfície, na análise das imagens do radar meteorológico de Chapecó e do satélite GOES-16 e das fotos dos danos relatados, a análise da equipe de meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina indica que à medida que os núcleos convectivos se deslocavam, foram capazes de produzir rajadas de ventos de moderada a forte intensidade na dianteira de seu movimento, caracterizando o evento como uma frente de rajada na cidade de Seara nas proximidades do horário de 19h50min do dia 11 de outubro de 2021 – finaliza.

Deixe seu comentário