Clima

Gustavo Mota | 24/08/2024 12:36

24/08/2024 12:36

167617 visualizações

Defesa Civil alerta para frio intenso e riscos no oeste catarinense

Massa de ar polar derruba temperaturas no oeste catarinense

Entre o final da tarde de sábado (24) e o amanhecer de segunda-feira (26), uma massa de ar frio de origem polar intensificará as temperaturas baixas em todo o estado de Santa Catarina. No sábado, as temperaturas variam pouco durante o dia, mas caem significativamente à noite. No Planalto Sul, são esperadas temperaturas entre -2°C e 0°C, enquanto na porção central do estado e no Grande Oeste, as temperaturas devem variar entre 0°C e 4°C. No litoral e áreas próximas, as temperaturas previstas ficam entre 6°C e 10°C.

Entre a noite de sábado e a manhã de domingo (25), o ar frio continuará ganhando força, com condições para precipitação invernal, como neve ou chuva congelada, nas áreas serranas, principalmente nos pontos mais altos da Serra. No domingo pela manhã, as mínimas em todo o estado devem ficar abaixo de 10°C. No Meio-Oeste e nos planaltos, as mínimas atingem valores negativos, em torno de -2°C, podendo chegar a -4°C nos pontos mais altos. Durante a tarde, as temperaturas não devem ultrapassar os 5°C/6°C nos pontos mais altos da Serra, permanecendo abaixo de 10°C em grande parte do Planalto Sul e Meio-Oeste, e entre 10°C e 17°C nas demais regiões.

Na segunda-feira (26), com a chegada de ar mais seco e um céu mais limpo, as temperaturas devem cair ainda mais, aumentando a probabilidade de formação de geada em grande parte do estado. Durante o amanhecer, as mínimas variam entre -4°C e -6°C nos pontos mais altos da Serra, enquanto na maior parte dos planaltos, Grande Oeste e Grande Florianópolis Serrana, as temperaturas devem ficar próximas ou abaixo de zero.

Essa situação representa um risco alto para áreas destacadas em laranja e moderado para áreas em amarelo no mapa de risco, com possibilidade de ocorrências relacionadas ao frio intenso, como agravamento de doenças cardiorrespiratórias, desconforto térmico e hipotermia.

A Defesa Civil recomenda maior atenção com a população vulnerável e animais domésticos, além de orientação para que a população se agasalhe adequadamente, beba bastante água, evite locais aglomerados e mantenha a higiene das mãos.

 

Deixe seu comentário