A Rede de Vizinhos é uma estratégia de policiamento na qual reúne vizinhos para atuarem em cooperação, pautada na filosofia de polícia comunitária. O objetivo é aumentar a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio. Segundo informações repassadas pelo Comando do […]
A Rede de Vizinhos é uma estratégia de policiamento na qual reúne vizinhos para atuarem em cooperação, pautada na filosofia de polícia comunitária.
O objetivo é aumentar a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio.
Segundo informações repassadas pelo Comando do 20º BPM, crimes como assalto à mão armada, roubos e furtos em lojas e outros estabelecimentos comerciais, crimes contra o patrimônio em residências e veículos, entre outros, têm apresentado redução nas ocorrências.
Outra opção é o Comércio Seguro, uma variação da Rede de Vizinhos destinado aos estabelecimentos comerciais, tem se mostrado muito efetivo, inclusive com informações, por diversas vezes, resultaram na prisão de criminosos
Implantado no 20º BPM/Fron desde 2016 e seguindo as diretrizes do programa Rede de Vizinhos, o Comércio Seguro oferece uma troca de informações entre comerciantes e Polícia Militar em benefício da segurança no comércio.
O Comando enfatiza que tanto a Rede de Vizinhos quanto o Comércio Seguro são formados por pessoas idôneas, que utilizam a tecnologia como ferramenta de comunicação rápida em benefício da comunidade e exercem não só o direito, mas o dever quanto a segurança pública, conforme prevê a Constituição Federal do Brasil, em seu artigo 144.
Seara
Em Seara, a rede de vizinhos conta com 27 grupos com, aproximadamente, 760 participantes cadastrados e 151 no Comércio Seguro.