Bombeiros

Lance Notícias | 08/11/2021 10:53

08/11/2021 10:53

7614 visualizações

Corpo de Bombeiros de Seara e Itá realizam projeto de Cinoterapia

Corpo de Bombeiros de Seara e Itá realizam projeto de Cinoterapia

O Corpo de Bombeiros Militar está desenvolvendo projetos de Intenções Assistidas por Animais, atuando em diversas frentes, principalmente com a Terapia Assistida por Cães (Cinoterapia).

O que é cinoterapia:

A Cinoterapia ou Terapia Facilitada por Cães (TFC) é uma atividade que utiliza o cão como facilitador no processo terapêutico. Segundo J. Dotti autor do livro Terapia e Animais, os gregos criavam os cães como terapeutas auxiliares, pois acreditavam que eles tinham a capacidade de curar doenças.

Os benefícios da interação humano-animal já são conhecidos e percebidos por todas as pessoas, e o uso dos cães do CBMSC nessas intervenções é proveitoso também para estes, que atuam na busca e resgate de pessoas perdidas.

Essa atividade já aconteceu em diversas cidades, como Chapecó, Xanxerê, Maravilha e Itajaí.

Segundo o 1º tenente BM André Felipe Nunes da Silva, do Corpo de Bombeiros Militar de Seara e Itá, na semana de aniversário de 95 anos da corporação, iniciou-se no dia 20 de setembro, um projeto de Cinoterapia em entidades dos municípios da região.

As APAEs de Seara e Itá receberam a visita dos cães Nero e Dante, conduzidos pelo Sd Vinícius Knabben e pelo 1º tenente Tiago Domingos.

A prática das intervenções assistidas por animais tem por objetivo utilizar animais, no caso cães, para auxiliar no desenvolvimento social, educativo ou terapêutico das pessoas, além de promover a interação entre bombeiros e comunidade.

A intenção é estender as visitas para mais instituições dos municípios atendidos, além de manter o contato ao longo do tempo, a fim de acompanhar a evolução dos atendidos pelo apoio dos cães.

Fotos: CBMSC/Seara.

Deixe seu comentário