Desde os 12 anos, Valdir Genro dos Santos tem a música enraizada em sua vida. Mesmo sendo natural de Cruz Alta, (RS), o músico decidiu estabelecer moradia em Seara há, aproximandamente, 15 anos. A equipe do Lance Seara conversou com o Valdir, que contou sobre sua trajetória na música. — Um fato marcante pra mim, […]
Desde os 12 anos, Valdir Genro dos Santos tem a música enraizada em sua vida. Mesmo sendo natural de Cruz Alta, (RS), o músico decidiu estabelecer moradia em Seara há, aproximandamente, 15 anos.
A equipe do Lance Seara conversou com o Valdir, que contou sobre sua trajetória na música.
— Um fato marcante pra mim, foi quando tive a participação em 12 discos gravados pelas gravadoras: Chantecler, Continental e Wanner Bross, de São Paulo, sob o título “Os gaiteiros”, juntamente com Beto Caetano e o saudoso Eurides Nunes — comenta.
O músico destaca ainda ter participado de grupos musicais gaúchos, além de possuir registro na Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) sob n° 10.980 em 01/11/1969. Membro da Sociedade brasileira de Autores Compositores e Escritores de música (SBACEM) desde 1982. Membro também da UBC (União Brasileira de Compositores).
— Tive a participação efetiva em grupos musicais, como por exemplo, Os Garotos de Ouro, Som Campeiro e Os Guapos. Tive a participação como convidado no grupo Os Serranos e Os Monarcas — cita.
Autor de várias musicas gravadas por grandes grupos e cantores Os Serranos, Garotos de Ouro, Os três Xirus, Grupo Barbicacho, Os guapos, Adriana Gobbi, Cezar Ferreira, Moreno Martins.
Ainda, foi um idealizador e produtor de quatro edições dos discos intitulados “Novos Talentos” com Participações exclusivas dos alunos dos cursos ministrados em cidades dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Valdir é professor de Acordeon e violão. Atua também como produtor de discos e jurado em grandes festivais gaúchos. Valdir também tem alguns prêmios que conquistou ao longo de sua carreira, um deles foi o disco gravado por Beto Caetano, Oscar Soares (Oscarzinho) e Paulista, Glauber Duarte, Valdir Santos e o saudoso Marcos Costa, em 1991, no grupo Som Campeiro. esse disco foi indicado ao prêmio Sharp no Rio de Janeiro, na categoria “Melhor Conjunto Regional”.
– Ficamos em segundo lugar, o primeiro foi a Banda Olodum, de Salvador-BA – finaliza.
Confira alguns dos trabalhos realizados: