Em celebração aos 90 anos de fundação e com olhar voltado para o futuro, a Prefeitura de Concórdia, em Santa Catarina, instalou nesta quinta-feira (19) uma cápsula do tempo no monumento do Leão Alado, localizado no Calçadão do Comércio
Em celebração aos 90 anos de fundação e com olhar voltado para o futuro, a Prefeitura de Concórdia, em Santa Catarina, instalou nesta quinta-feira (19) uma cápsula do tempo no monumento do Leão Alado, localizado no Calçadão do Comércio. A cápsula, que será aberta em 2034, quando o município completa seu centenário, contém documentos, fotos, cartas e elementos que representam a cultura material e imaterial concordiense.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Rogério Luciano Pacheco, da primeira-dama Jucela Berté Pacheco, além de autoridades locais e representantes de entidades culturais e comunitárias. A Secretaria de Desporto e Cultura, por meio da Diretoria de Cultura e da Biblioteca Municipal Júlio da Costa Neves, coordenou a ação e mobilizou grupos étnicos locais para contribuírem com cartas registrando seus desejos e perspectivas para o futuro.
O prefeito Rogério Pacheco destacou a importância da participação das entidades na composição da cápsula, reforçando o papel desses grupos na preservação da história do município. “Esta iniciativa reforça nosso compromisso em conectar o presente com o futuro e preservar a memória de Concórdia para as próximas gerações”, afirmou.
A iniciativa remete a 1996, quando outra cápsula do tempo foi instalada no mesmo local, sendo aberta em julho deste ano durante as comemorações dos 90 anos da cidade. Na ocasião, itens históricos e documentos revelaram os anseios e memórias da Concórdia de décadas passadas.
Agora, a nova cápsula espera pacientemente até 2034 para contar às futuras gerações um pouco mais sobre a Concórdia do presente.