Imprensa

Alvaro Luiz Berté | 02/01/2026 15:58

02/01/2026 15:58

3105 visualizações

Chuva intensa provoca alagamentos no Centro e danos generalizados nas estradas rurais de Concórdia

Volume acumulado chegou a 245 mm entre o Natal e o fim do ano; Defesa Civil, bombeiros e equipes municipais atuaram para minimizar os transtornos.

Um volume expressivo de chuva, registrado principalmente na noite de 31 de dezembro, provocou alagamentos na área central de Concórdia e estragos significativos nas estradas rurais do município. Segundo a Defesa Civil, a precipitação acumulada entre o Natal e o fim do ano chegou a 245 milímetros, mais que o dobro do previsto (até 100 mm). Somente nas últimas 24 horas, o volume registrado foi de 109 milímetros, afetando a infraestrutura urbana e do interior.

Mesmo com a barragem de contenção do Parque de Exposições sendo monitorada e com a vazão controlada ao longo do dia, o Rio dos Queimados saiu do leito em pontos do Centro, e em alguns momentos a estrutura chegou a extravasar. Equipes da Defesa Civil e dos Bombeiros Voluntários de Concórdia foram mobilizadas para ações emergenciais, a fim de reduzir os impactos da enxurrada.

Na manhã de domingo, 1º de janeiro, ainda havia pontos de alagamento, mas com a redução do nível da água ao longo do dia, as equipes iniciaram a desobstrução de bueiros, a limpeza das vias e a atuação em pontos críticos da cidade.

No interior, os danos foram amplos. De acordo com o município, os 3,2 mil quilômetros de estradas rurais precisarão passar por manutenção. A Secretaria de Infraestrutura Rural informou que manterá equipes de prontidão para atender as demandas mais urgentes e, se necessário, trabalhará também aos fins de semana para restabelecer as condições de trafegabilidade.

Uma família do bairro Frei Lency precisou ser retirada de casa após o deslizamento de um barranco atingir a residência. Os moradores foram encaminhados para um local seguro. As demais ocorrências estiveram relacionadas à retirada de veículos e orientações à população sobre as áreas alagadas.

A Defesa Civil alerta que as chuvas devem continuar ao longo do dia, com maior intensidade prevista entre 12h e 18h, porém com volume inferior ao registrado nas últimas horas. O monitoramento segue ativo e a população é orientada a evitar áreas de risco.

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.