Lance no Campo Seara

Lance Notícias | 21/11/2021 08:59

21/11/2021 08:59

35944 visualizações

Capital da Borboleta: Seara abriga o maior Museu entomológico da América Latina

Com um acervo de 80 mil exemplares de 17 mil espécies diferentes, o maior museu entomológico da América Latina está localizado no Distrito de Nova Teutônia, interior do município de Seara. Fritz Plaumann nasceu na Prússia Oriental no dia dois de maio de 1902. O entomólogo veio para o Brasil em novembro de 1924 com […]

Capital da Borboleta: Seara abriga o maior Museu entomológico da América Latina

Com um acervo de 80 mil exemplares de 17 mil espécies diferentes, o maior museu entomológico da América Latina está localizado no Distrito de Nova Teutônia, interior do município de Seara.

Fritz Plaumann nasceu na Prússia Oriental no dia dois de maio de 1902. O entomólogo veio para o Brasil em novembro de 1924 com seus pais. Aqui, a família adquiriu um lote colonial as margens do Rio Irani, próximo a Nova Teutônia.

O entomólogo que dedicou boa parte de sua vida a uma vasta coleção, tem 150 espécies batizadas com seu nome ou derivados além de descobrir 1.500 novas espécies de insetos.

Construído semelhante ao que Fritz Plaumann tinha na época, o laboratório de insetos guarda boa parte dos equipamentos usados para a coleta de todas as espécies de insetos.

Antes do museu, Fritz Plaumann guardava suas coleções em armários, a qual ainda alguns são usados para guardar aproximadamente 112 gavetas, por conta da falta de espaço para exibição de todo material.

Fundado em 23 de outubro de 1988, a coleção de Fritz Plaumann foi classificada e etiquetada com dia, mês, ano, coordenadas e local de coleta. Além disso, há um sistema interno para controle de temperatura do ar, umidade e iluminação das salas para que o acervo não seja danificado.

Com a presença do museu na região, em 02 de julho de 2004, o munícipio de Seara foi reconhecido como Capital Catarinense da Borboleta, pelo então governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira.

Acompanhe:

 

Deixe seu comentário