Comunidade

Lance Notícias | 24/11/2021 11:39

24/11/2021 11:39

5084 visualizações

Black Friday: saiba os cuidados que deve tomar para evitar golpes

Black Friday: saiba os cuidados que deve tomar para evitar golpes

Todos os anos, no mês de novembro, ocorre a famosa sexta-feira de descontos, conhecida como Black Friday. Com ela, os consumidores devem ficar atentos para não acabarem caindo em golpes.

A coordenadora executiva regional do Procon de Seara, Andréia Muller, orienta a população do município:

– Desconfie de preços muito baixos, promoções milagrosas, com valores extremamente baixos, podem ser fraudulentas. Sempre compare preços com lojas bem conceituadas.

– Salve todas as informações: guardar todos os dados relacionados à compra pode ser útil em caso de uma eventual reclamação junto ao Procon. Salve desde o anúncio do desconto até a nota fiscal.

– Compre em sites conhecidos e com boa reputação, pesquise nas redes sociais sobre a loja, observe as interações com clientes e verifique se o portal oferece dados básicos como CNPJ, endereço físico, e-mail, telefone, e se o canal de atendimento realmente funciona.

– Desconfie de sites que direcionam as compras para outros, essa ação pode ser um indício de fraude.

– Esteja conectado a uma rede segura, redes públicas de wi-fi são mais vulneráveis a ataques criminosos, nunca realize compras ou acesse informações sigilosas quando estiver conectada a elas.

– Escolha pagar com cartão virtual, cartões virtuais são mais seguros e práticos, ao contrário das versões físicas, eles podem ser criados e excluídos diversas vezes, gerando uma nova remuneração a cada criação.

– Fique atento a links enviados via redes sociais, não clique em links desconhecidos. Criminosos utilizam esse método para roubar dados pessoais e aplicar golpes que geram prejuízos.

– Acompanhe o processo de Compra: se não houver movimentação da compra, desconfie.

– Cheque as informações da empresa em compras por boletos, confira se o nome que consta no documento é o da empresa ou marca, se for diferente, não efetue o pagamento.

— Não seja vítima da “maquiagem de promoção”. Com antecedência foque no produto que deseja adquirir e monitore seu valor. Perto das promoções, empresas podem elevar os preços das mercadorias e aplicar desconto em seguida — finaliza.

Deixe seu comentário