Comunidade

Lance Notícias | 07/10/2021 15:31

07/10/2021 15:31

9670 visualizações

Bem-estar: Hidroginástica ajuda em reabilitação, em Seara

O Projeto Hidroginástica/Reabilitação do Setor Saúde, em Seara, iniciou seus trabalhos antes da pandemia. Com o objetivo de reabilitação, a população participa da hidroginástica através de indicação médica devido a patologias como tendinite, bursite, problemas de quadril, coluna ou doenças crônicas. A Equipe do Lance Seara conversou com Eluana Fontana, professora da hidroginástica, que explica […]

Bem-estar: Hidroginástica ajuda em reabilitação, em Seara

O Projeto Hidroginástica/Reabilitação do Setor Saúde, em Seara, iniciou seus trabalhos antes da pandemia.

Com o objetivo de reabilitação, a população participa da hidroginástica através de indicação médica devido a patologias como tendinite, bursite, problemas de quadril, coluna ou doenças crônicas.

A Equipe do Lance Seara conversou com Eluana Fontana, professora da hidroginástica, que explica a realização do projeto.

– Para participar das aulas de hidroginástica, cada paciente é avaliado por um médico em parceria com a Secretária da Saúde e se for necessário, será encaminhado para as aulas – diz.

Segundo Eluana, normalmente são 10 sessões cada paciente, seguido pela fila do SUS. Quando termina as sessões, o próximo da fila é chamado.

Segundo a Gerente de Saúde, Luciana Maier, a hidroginástica é recomendada pelo médico, na sequência é feito triagem com fisioterapeuta para availiação de cada paceinte e logo após, encaminhado para a professora montar as turmas e ministrar aulas.

Existe alunos que precisam frequentar as aulas de forma contínua, dados estes que são colocados na prescrição do médico que faz avaliação. A professora destaca os benefícios da hidroginástica.

– As aulas de hidro aliviam as dores de articulação, joelho, pacientes com artrite, artrose, problemas na coluna e muito mais. O principal benefício é por se tratar de um exercício que reduz cerca de 90% do impacto – comenta.

No momento, o programa conta com cinco turmas de oito pessoas devido a pandemia, que além de oferecer bem-estar aos pacientes e alunos visando promover principalmente a saúde.

– Estamos com turmas reduzidas por conta da pandemia, mesmo assim, notamos um bom resultado, os benefícios vão além da diminuição da dor. Alguns alunos também precisam perder peso, sofrem de ansiedade e depressão, então acaba ajudando de forma geral – finaliza.

As aulas são realizadas no Clube Esportivo e Recreativo Searaense, onde a piscina é coberta e dispõe de água aquecida.

Deixe seu comentário