Comunidade

Lance Notícias | 13/10/2021 14:12

13/10/2021 14:12

16714 visualizações

Banda Municipal de Seara coleciona títulos e premiações pelo estado

A Equipe do Lance Seara conversou com o professor de música e maestro da BMS, Gustavo Luiz Guimarães. Natural de Seara, Gustavo Luiz de 30 anos, trabalha na Casa da Cultura e tem a incrível missão de atuar como maestro da Banda. Há 13 anos Gustavo ingressava na Banda como aluno e tocava clarinete. – […]

Banda Municipal de Seara coleciona títulos e premiações pelo estado

A Equipe do Lance Seara conversou com o professor de música e maestro da BMS, Gustavo Luiz Guimarães. Natural de Seara, Gustavo Luiz de 30 anos, trabalha na Casa da Cultura e tem a incrível missão de atuar como maestro da Banda.

Há 13 anos Gustavo ingressava na Banda como aluno e tocava clarinete.

– Com dedicação e estudo obtive um bom desenvolvimento vindo em 2008 ser contratado como estagiário na banda, assumindo a função de ensaiador de naipes – explica.

A partir da vivência na Banda, Gustavo optou pela profissionalização na área da música, buscando qualificação em educação musical. Em 2010 ingressou no curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Segundo o professor de música, a forma de suprir a ausência de uma banda durante os desfiles cívicos, solenidades e festas do município de Seara, era convidar grupos das localidades vizinhas, tal como a Banda do Batalhão da Polícia Militar de Chapecó-SC.

Em virtude disso que surgiu entre os administrantes da prefeitura municipal, a ideia da criação de uma banda musical da cidade, com o intuito de abrilhantar os desfiles cívicos e festividades do município.

Em 1º de Junho de 2003 a Banda Municipal de Seara é oficialmente fundada, dando início às suas atividades. O maestro ainda explica sobre a escolha do melhor instrumento para cada aluno.

– Busca-se um instrumento com que mais se identifique ou que tenha o gosto de aprender, tudo é ensinado na Casa da Cultura e cada aluno fica responsável pelo instrumento – diz.

Segundo Gustavo, que assumiu a frente da Banda em 2016, para participar da BMS é preciso compromisso e dedicação.

– É aberto a toda sociedade, é necessário ter, no mínimo, 10 anos além de compromisso e dedicação – destaca.

As aulas são individuais com pequenos grupos, chamados de naipes, e semanalmente com o grande grupo.

A BMS também fez uso de alguns uniformes, o primeiro com símbolo vermelho, segundo roxo e terceiro, adquirido em 2019 de cor verde militar.

A Banda também participa de festivais e eventos da região e se tratando de premiações, a Banda Municipal coleciona títulos e pódios durante estes anos de atuação.

– Em 2008 a Banda Municipal de Seara obteve seu primeiro título estadual, no Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras sediado na cidade de Governador Celso Ramos, por conta disso, a BMS foi classificada para o XVI Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras sediado na cidade de Itaguaí – RJ, realizado no dia 08 de agosto de 2008 conquistando o 4º lugar – destaca.

Outras conquistas:
2009: bicampeonato estadual na cidade de Guaramirim e o 2º lugar no XVII Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras realizado na cidade de Mairinque – SP.

2010: conquista do tricampeonato estadual na cidade de Ibirama – SC, e do 2º lugar no XVIII Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras, também realizado na cidade de Mairinque – SP.
2011: tetracampeonato estadual no Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras na cidade de Três Barras – SC. Primeiro lugar no Campeonato Paulista em Ipaussu – SP e 3°lugar na II Copa do Brasil de Bandas e Fanfarras sediada em Iperó – SP
2016 e 2017: campeonatos em Blumenau, campeonato estadual, 1° lugar

Um dos principais eventos em que a Banda Municipal de Seara se faz presente é o desfile cívico, anualmente realizado em Seara para comemorar a Independência do Brasil no dia 07 de setembro. Devido a pandemia, o tradicional desfile pela rua principal de Seara não pode ser realizado para evitar aglomerações.
– Na pandemia não tivemos ensaios, as aulas foram retomadas em maio, porém sem fazer ensaios pelo aglomero de alunos. Em setembro com algumas reduções de medidas, pude juntar alguns alunos para tocar no dia 7 de setembro – finaliza.

A banda desfila tocando dobrados e marchas, assim como o Hino Nacional Brasileiro e a música “Canção a Seara”, considerada o hino do município.

Primeiro brasão da Banda Municipal de Seara

Brasão da Banda Municipal de Seara


Participação Desfile cívico 7 de Setembro (arquivo pessoal)

 

 

Deixe seu comentário