A Prefeitura de Itá divulgou em suas redes sociais, fotos de diversos locais públicos de Itá os quais tem sofrido com os atos de vandalismo como depredação, quebra de equipamentos, furtos e pichações. Durante o mês de janeiro, foi constatado o furto de enfeites natalinos, decoração da cidade, quebra de mudas de árvores plantadas na […]
A Prefeitura de Itá divulgou em suas redes sociais, fotos de diversos locais públicos de Itá os quais tem sofrido com os atos de vandalismo como depredação, quebra de equipamentos, furtos e pichações.
Durante o mês de janeiro, foi constatado o furto de enfeites natalinos, decoração da cidade, quebra de mudas de árvores plantadas na Vila Gerasul além da quebra de todas as torneiras do banheiro masculino da concha acústica, as quais haviam sido instaladas há menos de um mês. Constatou-se ainda, diversas pichações nos banheiros da cocha acústica, na prainha municipal e diversos outros pontos turísticos.
No post, a Prefeitura destaca que os atos estão trazendo inúmeros prejuízos aos cofres públicos, utilizando recursos que poderiam ser destinados para outros investimentos. As ações de vandalismo tem exigido esforços contínuos da equipe da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos do município, com trabalho e gastos redobrados para restaurar os estragos causados.
Ainda, ressalta que no Código Penal Brasileiro, artigo 163, parágrafo único, diz o seguinte “destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia caracteriza crime contra o patrimônio público, com pena de detenção de um a seis meses, ou multa.” Caso seja considerado dano qualificado, a pena pode ser ainda maior “detenção de seis meses a três anos e multa, além da pena correspondente à violência.”
Fotos dos atos de vandalismo: